Fabio Casartelli perdia vida 22 anos atrás!

Hoje 18 de Julho fazem 22 anos da trágica morte de Fabio Casartelli em Saint Girons, 15ª Etapa do Tour de 1995, pilotando uma Caloi Merckx do Team Morotola. Ainda amador Fabio conquistou várias vitórias, a mais expressiva foi a conquista do ouro olímpico em 1992. Tornou-se profissional em 1993 pela equipe Ariostea, conquistou uma vitória na Settimana Bergamasca, um segundo e terceiros lugares em etapas na Volta a Suíça, tendo ido para a ZG-Mobili no ano seguinte. Em 1995 compôs a equipe Motorola que tinha entre outros Lance Armstrong, George Hincapie, Axel Merckx e Sean Yates, equipe que se tornaria a USPS.

Na 15ª Etapa nos Pireneus durante a descida da Col de Portet d’Aspet uma queda envolvendo vários pilotos entre eles Casartelli que ficou inconsciente, os médicos chegaram rapidamente ao local e o levaram de helicóptero para o hospital onde após várias tentativas da equipe em o reanimar foi declarado morto, as lesões na cabeça teriam sido bem menores caso ele usasse um capacete, a discussão pelo uso do capacete no ciclismo profissional ainda levaria alguns anos e somente após a morte de Andrey Kivilev em 2003 na Paris Nice a UCI tornou o capacete indumentária obrigatória no ciclismo.

Na etapa seguinte a morte de Fabio, sua equipe que continuou na prova cruzou a chegada alinhada com o pelote atrás, numa das mais emocionantes imagens do ciclismo, a etapa foi declarada não competitiva numa forma do pelote homenagear Casartelli.

A Sociedade do Tour de France e a Equipe Motorola fizeram próximo ao local do acidente um memorial com um calendário solar que a sombra do sol evidencia três datas, o aniversário, morte e a data da conquista da medalha de ouro olímpica.

Três dias após o acidente, Lance Armstrong venceu a etapa 18, dedicando a vitória ao companheiro apontando para o céu após estar por longo tempo na fuga em Limoges. Foi a segunda vitória de Lance Armstrong no Tour de France.

A bicicleta que Casartelli pilotava no momento de sua queda foi colocada na capela de Madonna del Ghisallo, uma igreja e museu próximo a sua casa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Primoz Roglic vence etapa! Contador é o mais combativo do dia!

Primoz Roglic, esloveno de 27 anos da Lotto Jumbo venceu a 18ª Etapa do Tour de France após estar quase o tempo todo na fuga, atrás no grupo do camisa amarela Rigoberto Uran da Cannondale foi o segundo com Froome em terceiro. Alberto Contador que atacou na Col de la […]

Receba as novidades em seu e-mail