Desde a primeira curva, Wout van Aert e Mathieu van der Poel fizeram uma prova a parte em um duelo que durou até o momento do sprint quando a sapatilha de Mathieu escapou e Wout seguiu para vencer. Atrás Lars van der Haar foi o terceiro colocado e lidera a Superprestige.
Superprestige Zolder
O histórico circuito de Zolder que recebeu o GP de F1 dos Países Baixos no passado recebeu a etapa da Superprestige, segunda mais importante no cyclo-cross. Zolder foi palco da vitória de Wout van Aert sobre Van der Poel no campeonato mundial, depois uma sequência de quatro vitórias de Mathieu e em 2021 Wout van Aert deu o troco. Assim ficou fácil dizer quais os favoritos do dia.
Assim que largaram, a dupla Van der Poel e Van Aert logo criou uma disputa a parte pela vitória. Na primeira volta abriram 14 segundos sobre a perseguição e só foram aumentando essa distância para o grupo de sete ciclistas que disputou o terceiro lugar.
Van der Poel liderou as duas primeiras voltas e depois foi a vez de Van Aert puxar enquanto atrás Tom Pidcock puxava a perseguição tentando se livrar sobretudo de Michael Vanthourenhout. Pidcock tentou um ataque para cobrir a diferença, mas perdeu o fôlego quando tinha reduzido de 40 para 20 segundos a desvantagem e foi alcançado por Lars van der Haar.
Duelo termina na reta de chegada
Na última volta o líderes se estudaram para escolher onde lançar um ataque. Van der Poel foi o primeiro a atacar em uma subida enquanto Wout tentava manter o contato. Porém Van der Poel escorregou e precisou desmontar da bicicleta e Wout o passou, a definição seria em um sprint mano a mano.
Mas o azar ficou com Van der Poel quando sua sapatilha escapou do pedal no momento do sprint e ai ficou fácil para Wout van Aert comemorar.
A série Superprestige é disputada em oito etapas com pontuação de 15 pontos ao vencedor era liderada por Laurens Sweeck empatado com Lars van der Haar com 55 pontos antes da etapa de Zolder. Com o resultado, Lars van der Haar assume a liderança da Superprestige 2023.
- Wout van Aert
- Mathieu van der Poel
- Lars van der Haar
- Tom Pidcock
- Michael Vanthourenhout