As clássicas belgas de ciclismo acontecem quase como uma opera ou um setlist de show de rock. Há uma evolução que começa no final de fevereiro com a Omloop e culmina na Ronde van Vlaanderen ou Tour de Flandres.
Dwars Door Vlaanderen 2022 – 184km
Após a Gent Wevelgem disputada no último domingo a última prova antes da centenária Ronde é a Dwars-Door-Vlaanderen ou em português livre, Cruzando os Flandres. Disputada desde 1945, a largada da prova se dá em Roeselare e a chegada em Waregem passando por treze subidas e dez setores de paralelepípedos. Com 184km de extensão a prova terá algumas estrelas do ciclismo e entre eles o nome da temporada, Tadej Pogacar. O esloveno de 23 anos bicampeão do Tour de France e vencedor da Strade Bianche se prepara para tentar o sucesso nos paralelepípedos.
Porém Pogacar terá a vida dificultada em especial por Mathieu Van der Poel que mostrou grande competitividade em seu retorno após cirurgia e Mads Pedersen que vem pedalando em altíssimo nível. Tom Pidcock vem evoluindo em modo lento na temporada e pode ser um nome a lutar pela vitória e colocar-se como favorito a Ronde no domingo.
Pela Jumbo Visma a equipe “papa tudo” em clássicas nessa temporada, a liderança será de Tiesj Benoot, o belga tem trabalhado muito pela equipe em especial auxiliando Wout van Aert e agora pode ter uma retribuição. O mesmo acontece com Yves Lampaert que venceu a Dwars duas vezes pela Quick Step. Entre aqueles que correm por fora, podemos destacar Anthony Turgis pela Total e Alexander Kristoff pela Intermarché.
Uma chegada em sprint é pouco provável, mas nomes fortes estão na prova como Fabio Jakobsen (Quick-Step), David Dekker (Jumbo) e Jasper Philipsen (Alpecin). Enquanto a prova não começa, curta os melhores momentos da edição 2021: