São Paulo aumenta segurança para ciclistas e pedestres em 24 vias da cidade

Luiz Papillon

O aumento de mortes no trânsito na capital paulista obrigou a Prefeitura da maior cidade da América Latina a tomar providências. Ao todo vinte e quatro vias da cidade tiveram a velocidade máxima para veículos motorizados reduzida de 50km/h para 40km/h.

Via com Velocidade Reduzida em São Paulo | Foto Divulgação PMSP
Via com Velocidade Reduzida em São Paulo | Foto Divulgação PMSP

Mortes no trânsito subiram 2,5% em 2021

Segundo o Infosiga (Sistema de Informações de acidentes no trânsito), entre janeiro e março de 2021 o trânsito da capital vitimou 194 pessoas, um aumento de 2,5% em relação ao mesmo período de 2020. As vias que tiveram a velocidade reduzida já possuem um fluxo de pedestres mais alto, numa indicação de medida reativa por parte da prefeitura. Fica a esperança da administração passar a tomar medidas ativas, ou seja aquelas que permitam aos ciclistas e pedestres saírem a rua com um medo menor de serem vitimados por um trânsito caótico.

Medidas Ativas e Reativas para melhorar a mobilidade

As medidas reativas, são aquelas na qual a engenharia de trânsito responde a uma necessidade. Como no exemplo das vias citadas, o aumento no atropelamento de pedestres e ciclistas acaba por exigir do órgão público uma redução de velocidade. Embora bem vindo esse tipo de medida chega com atraso, ou seja pessoas já se machucaram ou morreram devido a demora na tomada da medida. Já as mudanças ativas, são aquelas que previnem acidentes e mortes com objetivo de acalmar o trânsito e assim promover a ocupação das vias por pedestres e ciclistas.

Confira as vias com redução de velocidade na cidade de São Paulo

Vias com redução de Velocidade em São Paulo
Vias com redução de Velocidade em São Paulo | Arte Pelote Ciclismo

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