O aumento de mortes no trânsito na capital paulista obrigou a Prefeitura da maior cidade da América Latina a tomar providências. Ao todo vinte e quatro vias da cidade tiveram a velocidade máxima para veículos motorizados reduzida de 50km/h para 40km/h.
![Via com Velocidade Reduzida em São Paulo | Foto Divulgação PMSP](https://www.pelote.com.br/wp-content/uploads/2021/05/imagem_2021-05-06_104333.jpg)
Mortes no trânsito subiram 2,5% em 2021
Segundo o Infosiga (Sistema de Informações de acidentes no trânsito), entre janeiro e março de 2021 o trânsito da capital vitimou 194 pessoas, um aumento de 2,5% em relação ao mesmo período de 2020. As vias que tiveram a velocidade reduzida já possuem um fluxo de pedestres mais alto, numa indicação de medida reativa por parte da prefeitura. Fica a esperança da administração passar a tomar medidas ativas, ou seja aquelas que permitam aos ciclistas e pedestres saírem a rua com um medo menor de serem vitimados por um trânsito caótico.
Medidas Ativas e Reativas para melhorar a mobilidade
As medidas reativas, são aquelas na qual a engenharia de trânsito responde a uma necessidade. Como no exemplo das vias citadas, o aumento no atropelamento de pedestres e ciclistas acaba por exigir do órgão público uma redução de velocidade. Embora bem vindo esse tipo de medida chega com atraso, ou seja pessoas já se machucaram ou morreram devido a demora na tomada da medida. Já as mudanças ativas, são aquelas que previnem acidentes e mortes com objetivo de acalmar o trânsito e assim promover a ocupação das vias por pedestres e ciclistas.
Confira as vias com redução de velocidade na cidade de São Paulo
![Vias com redução de Velocidade em São Paulo](https://www.pelote.com.br/wp-content/uploads/2021/05/imagem_2021-05-06_104233.png)