Dia da fuga na Vuelta tem vitória espanhola com Marc Soler

Luiz Papillon

Marc Soler venceu escapado na Vuelta após atacar na subida final e descer sozinho para Bilbao. Soler foi perseguido mas o grupo não conseguiu neutralizar o espanhol. Atrás Daryl Impey foi segundo e Fred Wright o terceiro. Já Rudy Molard o quarto colocado festejou e muito pois conseguiu assumir a camisa de líder com dois segundos de vantagem para Fred Wright e 1:09 para Nikias Arndt.

Vuelta 2022 – Etapa 5 – Irun a Bilbao – 187.2km

A etapa 5 da Vuelta partiu de Irun, uma cidade fronteiriça entre o País Basco e a França. De um lado Irun, do outro lado do rio Bidasoa, Hendaye na França. Essa proximidade dá claro uma experiência única de viagem para Irun, tanto histórica como gastronômica e cultural. O destino foi  Bilbao, principal cidade do País Basco que durante a guerra civil espanhola foi bombardeada pelos nazistas a pedido do ditador fascista Franco e depois devastada pela opressão comandada pelo fascismo espanhol. O desenvolvimento foi retomado já nos anos 90 quando a cidade basca passou a ser um destino importante no turismo europeu. Em 2023 o Tour de France partirá de Bilbao.

Dezesseis ciclistas na fuga

Com cinco subidas categorizadas a etapa foi considerada de meia montanha com destaque para o Alto del Vivero a 14km do final com 4.7km e inclinação média de 7.8%. Antes da etapa, o neerlandês Daan Hoole (Trek Segafredo) deixou a prova após testar positivo para covid-19. Demorou um pouco para a fuga se estabelecer até que 16 ciclistas escaparam e conseguiram boa vantagem sobre o pelote.

Na escalda do Alto del Vivero, Jake Stewart (Groupama) escapou e foi perseguido por Marc Soler (UAE) enquanto um grupo de dez ciclistas seguia logo atrás. O pelote com 4:30 de desvantagem já dizia adeus a etapa e vinha a certeza de novo líder na Vuelta 2022. Soler assumiu a liderança e desceu como uma bala para Bilbao e foi perseguido pelos remanescentes da fuga.

Já pelos quilômetros finais parecia que Soler seria alcançado pela perseguição mas após algumas tentativas os ciclistas politicaram e abriram mão da vitória. Assim o espanhol de 28 anos venceu pela primeira vez na temporada, atrás Daryl Impey foi segundo pela Israel Premier Tech e Fred Wright o terceiro pela Bahrain Victorious.

A festa ficou mesmo com Rudy Molard da Groupama, o francês de 32 anos assumiu a camisa de líder da Vuelta após cinco etapas. Sam Bennett da Bora segue liderando por pontos enquanto o polonês Victor Langellotti da Burgos-BH assumiu a camisa de rei da montanha. O britânico Fred Wright da Bahrain agora é o camisa branca da Vuelta.

 

 

Vuelta 2022 – Etapa 5 – Irun a Bilbao

Results powered by FirstCycling.com

A Vuelta 2022 é transmitida pela ESPN, confira mais detalhes e horários aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Jay Vine vence na Vuelta e Remco Evenepoel é líder!

A primeira vitória profissional do “campeão mundial do zwift” veio na Vuelta a partir da fuga na última subida, alcançou os remanescentes da fuga e venceu a etapa no Pico Jano. Atrás Remco Evenepoel atacou e chegou em segundo partindo do grupo de favoritos enquanto o espahol Enric Mas “comboiou” […]

Receba as novidades em seu e-mail