Pan-americano de San Juan de Ciclismo, Colômbia é grande campeã!

Luiz Papillon

Neste final de semana aconteceu o Campeonato Pan-americano de Ciclismo em San Juan na Argentina. Fanny Radatz e André Gohr obtiveram os melhores resultados para a seleção Brasileira. Tota Magalhães foi destaque no sub23. Ao toto 199 ciclistas de 21 países disputaram três categorias.

Pódio do Pan-Americano de Ciclismo na Argentina | Foto Sec. Nacional de Esportes da Argentina
Pódio do Pan-Americano de Ciclismo na Argentina | Foto Sec. Nacional de Esportes da Argentina

San Juan é tida como capital argentina do ciclismo, sendo sede dos principais clubes e equipes do país. Numa escolha inusitada a disputa feminina não foi divida em Elite e Sub23, o que impediu duas medalhas para Tota Magalhães no contrarrelógio individual e na prova de estrada. A Colômbia foi a grande vencedora com seis medalhas sendo três de ouro e três de prata e a Argentina foi a segunda colocada com uma de ouro e duas de bronze. O Brasil não obteve medalhas nesta edição do campeonato pan-americano de ciclismo.

Pan-americano de Ciclismo – Contrarrelógio individual

A disputa de contrarrelógio individual aconteceu na quinta-feira na represa de Punta Negra. A venezuelana Lilibeth Chacón de 30 anos foi a campeã no trajeto de 18.8km concluído em 27:28:42. A colombiana Lina Marcela Hernández foi segunda e o pódio completado pela argentna Antonella Lila Leonardi. Entre as brasileiras, Tamires Radatz foi a quinta colocada e Tota Magalhães a oitava. Ana Paula Polegatch que fora convocada não viajou com a seleção devido ao diagnóstico para covid-19.

Pelo Sub23 masculino, novamente dois colombianos no topo do pódio, Juan Manuel Barboza e Johan Porras com o argentino Adrian Etcheverry completando o pódio. Os brasileiros Pedro Figueiredo Leme e Ewerton de Santana Viera terminaram em sétimo e décimo primeiro lugares respectivamente.

No masculino, disputado na sexta-feira a disputa com 46,6km teve dois colombianos no alto do pódio, Rodrigo Contreras que compete pela Astana foi o campeão seguido por Walter Vargas, o equatoriano Orluis Aular completou o pódio. Pelo Brasil, Lauro Chaman foi o quarto colocado e João Pedro Rossi o décimo quarto.

Pan-americano de Ciclismo – Prova de Estrada

Na estrada a disputa do pan-americano foi no autódromo El Villicum em San Juan e começou no sábado com a prova sub23 masculina. Disputada em 144km a vitória ficou para o colombiano Nicolas Gomez, seguido pelo panamenho Bredio Ruiz e pelo chileno Vicente Rojas. Entre os cinco brasileiros na disputa, Pedro Figueiredo Leme foi o melhor em sexto lugar com Victor Paula em décimo primeiro.

Foto Finish Pan-Americano de Ciclismo | Foto Copaci
Foto Finish Pan-Americano de Ciclismo | Foto Copaci

Já no feminino, novamente disputada apenas na prova de elite sem disputa ou pódio a parte para o sub23, a cubana Arlenis Sierra que compete pela Movistar foi a campeã seguida pela chilena Anais Soto e a uruguaia Fabiana Graniza. Tota Magalhães conseguiu um excelente sexto lugar, sendo a terceira entre as ciclistas sub23.

Fechando a programação no domingo o argentino Emiliano Contreras foi campeão na prova de 176km com o equatoriano Sebastián Novoa em segundo e o uruguaio Sixto Nuñez em terceiro. Entre os brasileiros, Andre Gohr foi o quinto colocado e Alessandro Guimarães o oitavo.

 

Relação de convocados

Elite/Sub23 feminino
1.  Amanda Kunkel – Clube Maringaense de Ciclismo 
2.  Ana Paula Polegatch – UNIFUNVIC / Gelog / Pindamonhangaba
3.  Ana Vitória Magalhães – Lulu 5 Team
4.  Taise Benato – Santos Cycling Team Fupes
5.  Tamires Radatz Fanny – Avai / FME Florianópolis / APGF

Elite masculino
1. Alessandro Guimarães – Equipe: Almodôvar | Delta-Cafés | CréditoAgrícola
2. André Eduardo Gohr – UNIFUNVIC / Gelog / Pindamonhangaba
3. Cristian Egidio da Rosa – Swift Carbon Pro Cycling Brasil    
4. João Pedro Rossi – Swift Carbon Pro Cycling Brasil    
5. Kleber Ramos da Silva – UNIFUNVIC / Gelog / Pindamonhangaba
6. Lauro Cesar Mouro Chaman – Santos Cycling Team / FUPES      

Sub-23 masculino
1.  Ewerton Eduardo de Santana Vieira – ABEC Rio Claro 
2.  Marcos Levy Nascimento da Matta – Taubaté Cycling Team
3.  Otávio Augusto Gonzeli – Swift Carbon Pro Cycling Brasil
4.  Pedro Figueiredo Leme – ACDC TROFA
5.  Vitor Cesar de Paula – Balaverde Team, C.C.

Comissão Técnica
Fernando Fermino – Chefe de Equipe
Antonio Carlos Silvestre – Coordenador Técnico do Masculino
Emerson Silva – Coordenador Técnico do Feminino
Cristiano Moura dos Santos – Mecânico
José Rone Ciriaco de Moura – Massagista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Histórico! O eritreu Biniam Girmay é o primeiro africano a vencer no Giro d'Italia!

Em uma chegada explosiva, Biniam Girmay bateu Van der Poel em Jesi tornando-se o primeiro africano negro a vencer no Giro d’Italia! Van der Poel mesmo antes da chegada acenava cumprimentando o jovem eritreu de 22 anos. Van der Poel foi segundo e Vincenzo Albanese o terceiro. Giro d’Italia 2022 […]

Receba as novidades em seu e-mail