Os Favoritos a Vuelta 2022

Começamos a semana de largada da Vuelta com os favoritos a vitória na classificação geral. Em uma disputa de quatro camisas, a mais desejada é a camisa vermelha a “roja” de líder geral da Vuelta e que tem em Primoz Roglic seu atual tricampeão.

 

Roglic Tricampeão da Vuelta | Foto A.S.O.
Roglic Tricampeão da Vuelta | Foto A.S.O.

Confira aqui o guia de etapas da Vuelta 2022.

Primoz Roglic correrá a Vuelta

Após sofrer um acidente no Tour de France que o obrigou a desistir da prova, o esloveno Primoz Roglic chega para a Vuelta podendo igualar o maior vencedor da prova espanhola, Roberto Heras. Roglic venceu as últimas três edições da Vuelta e fez pose durante a semana com o mistério de sua participação. Em sua equipe a Jumbo Visma, um time de roladores muito fortes com Rohan Dennis, Sam Oomen, Edoardo Affini e nas subidas Robert Gesink e Sepp Kuss.

Evenepoel e Alaphilippe na Quick-Step

Entre os favoritos a Vuelta está o belga Remco Evenepoel, o ciclista de 22 anos surgiu para o mundo em 2018 ao vencer o mundial júnior com domínio incrível. Vindo do futebol onde disputou as categorias de base do Anderlecht, Remco acabou queimando etapas em seu desenvolvimento e sofreu um acidente terrível em 2020 no Giro da Lombardia. Ainda assim Remco soma nove voltas de uma semana, duas clássicas San Sebastian além da memorável vitória na Liége-Bastogne-Liége deste ano.

Remco Evenepoel | Foto Getty Images
Remco Evenepoel | Foto Getty Images

A equipe Quick-Step leva para Vuelta também Julian Alaphilippe, o atual bicampeão mundial de ciclismo não disputou o Tour de France e pode ser fundamental para as pretensões de Remco Evenepoel, num papel muito parecido com o que Wout van Aert desempenhou no Tour.

O adeus de Valverde

Alejandro Belmonte Valverde o Bala merece um capítulo a parte sobre sua carreira que se mistura com a própria Movistar. Maior ídolo do ciclismo espanhol após Miguel Induraín, Valverde para ao final da temporada mas não sem estar em forma excepcional aos 42 anos. Com 133 vitórias na carreira sendo 12 etapas e a classificação geral da Vuelta em 2009, o campeão mundial de 2018 será e muito reverenciado nos 21 dias de Vuelta.

Alejandro Valverde cumprimenta Alaphilippe pela vitória | Foto Team Movistar
Alejandro Valverde cumprimenta Alaphilippe pela vitória | Foto Team Movistar

Carapaz e Sivakov na Ineos

Cumprindo aviso prévio, o equatoriano Richard Carapaz será em teoria o líder da Ineos Grenadiers na Vuelta. Carapaz obteve três pódios pela Ineos em grandes voltas e ainda não divulgou por qual equipe competirá em 2023. Ao seu lado uma equipe com jovens muito fortes, Ethan Hayter venceu a Volta da Polônia enquanto Sivakov a Volta a Burgos.

Vencedor do Giro, Jay Hindley tem equipe dedicada

Após abrir espaço em sua folha de pagamento com a saída de Peter Sagan, a equipe alemã Bora coleciona ótimos resultados entre eles a vitória no Giro deste ano com Jay Hindley. O australiano terá a companhia de Sergio Higuita, Wilco Kelderman e Emanuel Buchmann.

Pódio Final do Giro | Foto Getty / RCS
Pódio Final do Giro | Foto Getty / RCS

 

João Almeida lidera UAE

O português João Almeida terá um time muito forte e jovem para disputa da Vuelta, Almeida de 24 anos terá Juan Ayuso de 19 e Brandon McNulty também de 24 nas escaladas com a experiência de Marc Soler de 28 anos. O mais “velho” da equipe é o esloveno Jan Polanc de 30 anos. Almeida vem de um Giro frustrante onde abandonou e uma segunda colocação na Volta a Burgos.

Simon Yates

Vencedor da Vuelta em 2018, Simon Yates sofreu críticas por errar o ponto de desempenho, ou seja estar muito bem nas semanas que antecedem uma grande volta e perder o ritmo no final. Desde seu abandono no Giro, Yates competiu apenas sete dias o que pode representar um cuidado da equipe com sua preparação. Sem grandes gregários, Yates terá que fazer a diferença praticamente sozinho na Vuelta.

Simon Yates vence no Giro 2022 | Foto Team BikeExchange
Simon Yates vence no Giro 2022 | Foto Team BikeExchange

 

Nairo Quintana

O colombiano Nairo Quintana não largará a Vuelta devido um teste positivo para o analgésico tramadol (saiba mais aqui), embora não esteja suspenso ele optou por defender-se da acusação e alegou não ter cabeça para competir.

Após um sexto lugar no Tour de France,  o colombiano Nairo Quintana fez juras de amor a sua equipe Arkéa Samsic mas ainda não divulgou por onde compete ano que vem. Muitos dizem que ele poderia voltar a Movistar onde venceu o Giro d’Italia de 2014 e a Vuelta em 2016. Nairo terá a seu dispor uma equipe dedicada mas sem grandes nomes e ainda dividida entre os sprints para Daniel McLay.

Nairo Quintana | Foto Divulgação Arkea Samsic
Nairo Quintana | Foto Divulgação Arkea Samsic

Onde Assistir a Vuelta 2022

A ESPN transmitirá todas etapas ao vivo e em reprise tanto em seus canais como na plataforma Star+. A geração de imagens é da estatal espanhola RTVE (Rádio e TV Espanhola) que disponibiliza o streaming gratuitamente em seu site, porém restrito ao território Espanhol. Os assinantes do serviço de streaming GCN+ poderão assistir somente os melhores momentos de cada etapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Uruguaio Mauricio Moreira é campeão da Volta a Portugal

Na disputa do contrarrelógio entre Porto e Vila Nova de Gaia, o uruguaio Mauricio Moreira sagrou-se campeão da Volta a Portugal 2022. O ciclista da equipe Glassdrive estava a sete segundos de seu companheiro de equipe, Frederico Figueiredo e na especialidade de contrarrelógio virou a disputa e finalizou com 1.09 […]

Receba as novidades em seu e-mail