Pogacar quebra na etapa rainha e Vingegaard é mais líder que nunca no Tour de France

Luiz Papillon
No dia da vitória de Felix Gall, Vingegaard praticamente coloca a mão no bicampeonato do Tour de France e agora tem 7:35 de vantagem para Pogacar que quebrou na etapa de hoje.
Com o resultado, Jonas Vingegaard lidera o Tour de France 2023 com 7 minutos e 35 segundos de vantagem para Tadej Pogacar.

Tour de France 2023 – Etapa 17 – Saint-Gervais a Courchevel – 165.7km

A vila de Courchevel recebeu a chegada do Tour de France nesta quarta feira, dia de etapa rainha! Courchevel foi palco da última vitória de Marco Pantani em 2000. 
Os ciclistas largam de Saint-Gervais passsam pelas subidas categorizadas:
 
Col des Saisies – Cat1 – 5.1km a 5.1% – 1650m
Cormet de Roseland – Cat1 – 20km a 6% – 1968m
Côte de Longefoy – Cat2 – 6.7km a 7.5% – 1174m
Col de la Loze – HC – 28.1km a 6% – 2304m
 
Com um total de 5.399m de subida acumulada em 165.7km, foi a etapa com maior altimetria em 15 anos do Tour de France. A Jumbo Visma começou a etapa protegendo a ponta do pelote de um ataque da UAE e só permitiu uma fuga no Cormet de Roselend onde 33 ciclistas escaparam com Ciccone (Trek) levando os pontos de montanha também em Longefoy. Após a perigosa descida de Longefoy, onde Egan Bernal caiu, mas continuou na prova, começou a subida do Col de la Loze. Uma longa escalada e restando 8km para o topo, Tadej Pogacar, duas vezes campeão do Tour de France fritou. O esloveno puxou de lado e ficou para trás. A sua frente Jonas Vingegaard acelerou com Sep Kuss e logo ficou sozinho para impor uma diferença praticamente impossível de tirar. O Tour de France 2023 estava tecnicamente definido, ainda que exista uma etapa de montanha no sábado e etapas de transição onde um acidente pode acontecer. Mas na estrada, ficou difícil.
Na ponta, o austríaco Felix Gall conseguiu se destacar de Simon Yates a 4km do final da montanha e com isso venceu a etapa com 34s de vantagem para Simon Yates, Pello Bilbao completou o pódio 1:38 atrás.

Classificação do Tour de France 2023 após 17 etapas.

  • Jonas Vingegaard – Classificação geral – Camisa Amarela
  • Jasper Philipsen – Classificação por pontos – Camisa Verde
  • Giulio Ciccone – Classificação de Montanha – Camisa de Bolinhas
  • Tadej Pogacar – Melhor jovem – Camisa Branca

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Kasper Asgreen vence em dia da fuga e Quick-Step sai do zero no Tour de France

Vitória dinamarquesa no Tour de France com Kasper Asgreen em dia da fuga batendo o pelote por metros. Em segundo ficou Pascal Eenkhoorn enquanto o norueguês Jonas Abrahamsen completou o pódio. A equipe especialista em chegadas em massa no ciclismo é a Soudau Quick-Step, mas esse ano quase passou em […]

Receba as novidades em seu e-mail