Nesta semana a Zipp lançou mundialmente as novas rodas de perfil alto que prometem maior eficiência e leveza para triatletas, especialistas em contrarrelógio e de critério.
Quando falamos em upgrade de algum componente de bicicleta com objetivo de desempenho, uma unanimidade ocorre de profissionais a amadores: As rodas são o componente que mais efeito faz sobre a performance. E se há uma marca que é sinônimo de rodas de alta performance é a estadunidense Zipp.
Com adição da tecnologia hookless (sem ganchos, ou seja o aro é liso e o raio rosqueado) as novas rodas Zipp vem prontas para pneus sem câmara (tubeless) e aros com 23mm de largura, otimizados para pneus 28mm. Com peso significantemente mais leve em relação a geração anterior.
O usuário de bicicletas com freio no aro não ficará sem opção, a Zipp irá continuar a oferecer a versão tubeless da 808 Firecrast porém com o design de raios com gancho.
Repare no último desenho da direita, ali está a principal evolução do aro sem gancho. Observe agora na próxima imagem como a zona onde o pneu encaixa no aro cria uma turbulência (em vermelho) e na versão sem gancho, não há essa turbulência:
ZIPP 858 NSW TUBELESS FREIO A DISCO
A arma aerodinâmica definitiva da Zipp está mais rápida do que nunca, graças à nossa tecnologia proprietária Sistema Totalmente Eficiente. Com TSE, as rodas 858 NSW de carbono Tubeless para Freios a Disco apresentam um perfil de aro sem ganchos e sem câmara para uma interface perfeita do pneu e uma enorme redução de peso. A 858 oferece os benefícios de nossos aros de perfil alto com um peso normalmente associado aos aros que são 20mm mais rasos. A largura interna da roda é de 23mm, ideal para andar com pneus mais largos com pressões mais baixas para diminuir a resistência ao rolamento. É assim que a tecnologia TSE ajuda você a vencer as quatro barreiras da velocidade: resistência ao vento, gravidade, resistência ao rolamento e perdas por vibração. A forma de aro ondulada de 82 mm-85 mm da 858 NSW, nosso perfil patenteado Sawtooth, são nosso design de maior desempenho para eficiência aerodinâmica e estabilidade em ventos cruzados.
A 858 NSW possui o Reforço Interno de Carbono (CiR) da Zipp, que cria um aro 10% mais leve e tão forte quanto as rodas anteriores. O resultado é velocidade pura para triatlo, contrarrelógio e ciclismo de estrada agressivo. Além disso, embora estas rodas sejam otimizadas para pneus sem câmara, você ainda tem a opção de usar pneus prontos para tubeless com câmaras. A 858 NSW é mais rápida com um pneu de 28mm. No triatlo, usar pneus sem câmara mais largos com pressão mais baixa o torna mais rápido, ao mesmo tempo em que suaviza o treino para que seu corpo esteja mais descansado para o dia da prova. Os freios a disco também oferecem modulação de velocidade e potência de frenagem mais confiáveis em todas as condições climáticas. No centro das 858 NSW estão os Cubos Cognition V2 projetados com o mecanismo Axial Clutch V2 para um engate mais rápido e menor atrito, além de maior durabilidade.
CARACTERÍSTICAS ZIPP 858 NSW
- As mais rápidas e avançadas rodas de perfil alto da Zipp para estrada, triathlon e contrarrelógio.
- Mais de 280g mais leve que o modelo anterior
- Encaixe do pneu otimizado para fácil instalação do pneu
- TSE para maior eficiência e redução da resistência ao rolamento
- Aro “Sawtooth ” e padrão de relevo HexFin ABLC para desempenho superior de estabilidade aerodinâmica e de vento cruzado com um aro profundo e ondulado
- Cubos Cognition V2 rolam eficientemente engatados ou apenas girando. A tecnologia Axial Clutch V2 reduz o arrasto e diminui o atrito.
- Vem com end caps de 12mm dos cubos dianteiro e traseiro.
- Fixação do disco Center Locking com anéis de fixação incluso nas rodas.
- Freehubs XDR ou SRAM/ShimanoTM
- Grafismos Zipp aplicados usando a tecnologia de impressão direta ImPress.
- Largura mínima do pneu de 25mm.
- Freehub Campagnolo™ vendido separadamente.
- Garantia vitalícia.
A Zipp 858 NSW usará apenas impressão do grafismo, adesivos com cores ou grafismo diferenciados não estão disponíveis.
808 FIRECREST TUBELESS FREIO A DISCO
O conjunto de rodas 808 Firecrest Tubeless para Freio a Disco da Zipp é totalmente baseada na ciência para alcançar velocidade. Essa é a abordagem perfeita para a principal roda da Zipp para triatlo, contra-relógio e dias de “marteladas intensas”. Com 80 mm de profundidade, seu aro foi projetado para torná-lo mais rápido em todos os sentidos. A abordagem de design do Sistema Totalmente Eficiente da Zipp, ou TSE, infunde a 808 Firecrest com novos recursos, incluindo uma enorme redução de peso em relação à versão anterior, bem mais de 300g. Além disso, a roda é projetada com um perfil de aro sem gancho e para uso sem câmara com largura interna de 23mm. Isso é ideal para usar pneus mais largos com pressão mais baixa para reduzir a resistência ao rolamento e maior aderência nas curvas. Na verdade, o TSE combate as quatro principais barreiras à velocidade: resistência ao vento, gravidade, resistência ao rolamento e perdas por vibração. O lendário formato do aro Firecrest da Zipp oferece alta eficiência aerodinâmica e estabilidade em ventos cruzados.
Além disso, a tecnologia ABLC da Zipp usa um padrão de relevo complexo para melhorar a eficiência aerodinâmica. Além do mais, enquanto estas rodaz são otimizadas para pneus sem câmara, você ainda tem a opção de rodar usando pneus tubeless ou tubeless ready com câmaras. A 808 Firecrest com TSE baseia-se no legado destas rodas como as rodas “prontas para ir” no TT e triatlo. Estas rodas são mais rápidas com um pneu de 28 mm. Os freios a disco também oferecem modulação de velocidade e potência de frenagem mais confiáveis em todas as condições climáticas. Além disso, no triatlo, usar pneus sem câmara mais largos com pressão mais baixa o torna mais rápido, ao mesmo tempo em que suaviza o pedal para que suas pernas estejam mais descansadas para o grande dia. Os cubos ZR1 DB da Zipp, de engenharia alemã, oferecem engate rápido com durabilidade robusta, aumentando a longevidade da 808 Firecrest.
CARACTERÍSTICAS ZIPP 808 FIRECREST
- O design TSE com 23m de largura interna com um perfil de aro tubeless e sem ganchos, ideal para pneus mais largos com pressões mais baixas.
- Pneus de no mínimo 25mm de largura.
- Mais de 325g mais leve que o modelo anterior.
- Cubos ZR1 DB projetados na Alemanha com o melhor esquema de vedação para maior durabilidade e resposta rápida com 66 pontos de engate.
- Um perfil totalmente aero com 80mm de profundidade.
- Padrão de relevo ABLC ajuda a controlar o vento ao redor do aro, e contribui para criar uma roda rápida e mais estável.
- Modulação superior e poder de frenagem dos freios a disco.
- Fixação do disco Center Locking com anéis de fixação incluso nas rodas.
- Freehubs XDR ou SRAM/ShimanoTM
- Grafismos Zipp e identidade visual que inspiram velocidade
- Freehub Campagnolo™ vendido separadamente.
- Vem com end caps de 12mm dos cubos dianteiro e traseiro.
- Garantia vitalícia.
A 808 Firecrast Tubeless Disc será fornecida apenas com adesivos nos aros.
PREÇOS E DISPONIBILIDADE
No Brasil, as novas rodas 858 NSW e 808 Firecrest da ZIPP estarão disponíveis a partir de setembro de 2022 com vendas pelo site oficial: www.zippbrasil.com.br
Veja os preços sugeridos:
- Zipp 808 Firecrest Dianteira, a partir de R$9.299,00
- Zipp 808 Firecrest Traseira, a partir de R$ 9.699,00
- Zipp 858 NSW Dianteira, a partir de R$ 16.549,00
- Zipp 858 NSW Traseira, a partir de R$ 19.849,00