Mais leve, mais aero e mais largas: As novas Zipp 858 NSW e 808 Firecrest

Luiz Papillon

Nesta semana a Zipp lançou mundialmente as novas rodas de perfil alto que prometem maior eficiência e leveza para triatletas, especialistas em contrarrelógio e de critério.

Estilo Zipp 808 | Foto Divulgação Zipp
Estilo Zipp 808 | Foto Divulgação Zipp

Quando falamos em upgrade de algum componente de bicicleta com objetivo de desempenho, uma unanimidade ocorre de profissionais a amadores: As rodas são o componente que mais efeito faz sobre a performance. E se há uma marca que é sinônimo de rodas de alta performance é a estadunidense Zipp.

Com adição da tecnologia hookless (sem ganchos, ou seja o aro é liso e o raio rosqueado) as novas rodas Zipp vem prontas para pneus sem câmara (tubeless) e aros com 23mm de largura, otimizados para pneus 28mm. Com peso significantemente mais leve em relação a geração anterior.

O usuário de bicicletas com freio no aro não ficará sem opção, a Zipp irá continuar a oferecer a versão tubeless da 808 Firecrast porém com o design de raios com gancho.

Comparativo entre aros 808 do mais antigo ao mais moderno
Comparativo Histórico dos aros 808 | Arte Zipp

Repare no último desenho da direita, ali está a principal evolução do aro sem gancho. Observe agora na próxima imagem como a zona onde o pneu encaixa no aro cria uma turbulência (em vermelho) e na versão sem gancho, não há essa turbulência:

Comparativo dos aros com gancho e sem gancho Zipp
Comparativo dos aros com gancho e sem gancho Zipp | Foto Zipp

ZIPP 858 NSW TUBELESS FREIO A DISCO

A arma aerodinâmica definitiva da Zipp está mais rápida do que nunca, graças à nossa tecnologia proprietária Sistema Totalmente Eficiente. Com TSE, as rodas 858 NSW de carbono Tubeless para Freios a Disco apresentam um perfil de aro sem ganchos e sem câmara para uma interface perfeita do pneu e uma enorme redução de peso. A 858 oferece os benefícios de nossos aros de perfil alto com um peso normalmente associado aos aros que são 20mm mais rasos. A largura interna da roda é de 23mm, ideal para andar com pneus mais largos com pressões mais baixas para diminuir a resistência ao rolamento. É assim que a tecnologia TSE ajuda você a vencer as quatro barreiras da velocidade: resistência ao vento, gravidade, resistência ao rolamento e perdas por vibração. A forma de aro ondulada de 82 mm-85 mm da 858 NSW, nosso perfil patenteado Sawtooth, são nosso design de maior desempenho para eficiência aerodinâmica e estabilidade em ventos cruzados.

Zipp 858NSW | Foto Divulgação Zipp
Zipp 858NSW | Foto Divulgação Zipp

A 858 NSW possui o Reforço Interno de Carbono (CiR) da Zipp, que cria um aro 10% mais leve e tão forte quanto as rodas anteriores. O resultado é velocidade pura para triatlo, contrarrelógio e ciclismo de estrada agressivo. Além disso, embora estas rodas sejam otimizadas para pneus sem câmara, você ainda tem a opção de usar pneus prontos para tubeless com câmaras. A 858 NSW é mais rápida com um pneu de 28mm. No triatlo, usar pneus sem câmara mais largos com pressão mais baixa o torna mais rápido, ao mesmo tempo em que suaviza o treino para que seu corpo esteja mais descansado para o dia da prova. Os freios a disco também oferecem modulação de velocidade e potência de frenagem mais confiáveis em todas as condições climáticas. No centro das 858 NSW estão os Cubos Cognition V2 projetados com o mecanismo Axial Clutch V2 para um engate mais rápido e menor atrito, além de maior durabilidade.

CARACTERÍSTICAS ZIPP 858 NSW

  • As mais rápidas e avançadas rodas de perfil alto da Zipp para estrada, triathlon e contrarrelógio.
  • Mais de 280g mais leve que o modelo anterior
  • Encaixe do pneu otimizado para fácil instalação do pneu
  • TSE para maior eficiência e redução da resistência ao rolamento
  • Aro “Sawtooth ” e padrão de relevo HexFin ABLC para desempenho superior de estabilidade aerodinâmica e de vento cruzado com um aro profundo e ondulado
  • Cubos Cognition V2 rolam eficientemente engatados ou apenas girando. A tecnologia Axial Clutch V2 reduz o arrasto e diminui o atrito.
  • Vem com end caps de 12mm dos cubos dianteiro e traseiro.
  • Fixação do disco Center Locking com anéis de fixação incluso nas rodas.
  • Freehubs XDR ou SRAM/ShimanoTM
  • Grafismos Zipp aplicados usando a tecnologia de impressão direta ImPress.
  • Largura mínima do pneu de 25mm.
  • Freehub Campagnolo™ vendido separadamente.
  • Garantia vitalícia.

A Zipp 858 NSW usará apenas impressão do grafismo, adesivos com cores ou grafismo diferenciados não estão disponíveis.

808 FIRECREST TUBELESS FREIO A DISCO

O conjunto de rodas 808 Firecrest Tubeless para Freio a Disco da Zipp é totalmente baseada na ciência para alcançar velocidade. Essa é a abordagem perfeita para a principal roda da Zipp para triatlo, contra-relógio e dias de “marteladas intensas”. Com 80 mm de profundidade, seu aro foi projetado para torná-lo mais rápido em todos os sentidos. A abordagem de design do Sistema Totalmente Eficiente da Zipp, ou TSE, infunde a 808 Firecrest com novos recursos, incluindo uma enorme redução de peso em relação à versão anterior, bem mais de 300g. Além disso, a roda é projetada com um perfil de aro sem gancho e para uso sem câmara com largura interna de 23mm. Isso é ideal para usar pneus mais largos com pressão mais baixa para reduzir a resistência ao rolamento e maior aderência nas curvas. Na verdade, o TSE combate as quatro principais barreiras à velocidade: resistência ao vento, gravidade, resistência ao rolamento e perdas por vibração. O lendário formato do aro Firecrest da Zipp oferece alta eficiência aerodinâmica e estabilidade em ventos cruzados.

Zipp 808 Firecrast | Foto Divulgação Zipp
Zipp 808 Firecrast | Foto Divulgação Zipp

Além disso, a tecnologia ABLC da Zipp usa um padrão de relevo complexo para melhorar a eficiência aerodinâmica. Além do mais, enquanto estas rodaz são otimizadas para pneus sem câmara, você ainda tem a opção de rodar usando pneus tubeless ou tubeless ready com câmaras. A 808 Firecrest com TSE baseia-se no legado destas rodas como as rodas “prontas para ir” no TT e triatlo. Estas rodas são mais rápidas com um pneu de 28 mm. Os freios a disco também oferecem modulação de velocidade e potência de frenagem mais confiáveis em todas as condições climáticas. Além disso, no triatlo, usar pneus sem câmara mais largos com pressão mais baixa o torna mais rápido, ao mesmo tempo em que suaviza o pedal para que suas pernas estejam mais descansadas para o grande dia. Os cubos ZR1 DB da Zipp, de engenharia alemã, oferecem engate rápido com durabilidade robusta, aumentando a longevidade da 808 Firecrest.

CARACTERÍSTICAS ZIPP 808 FIRECREST

  • O design TSE com 23m de largura interna com um perfil de aro tubeless e sem ganchos, ideal para pneus mais largos com pressões mais baixas.
  • Pneus de no mínimo 25mm de largura.
  • Mais de 325g mais leve que o modelo anterior.
  • Cubos ZR1 DB projetados na Alemanha com o melhor esquema de vedação para maior durabilidade e resposta rápida com 66 pontos de engate.
  • Um perfil totalmente aero com 80mm de profundidade.
  • Padrão de relevo ABLC ajuda a controlar o vento ao redor do aro, e contribui para criar uma roda rápida e mais estável.
  • Modulação superior e poder de frenagem dos freios a disco.
  • Fixação do disco Center Locking com anéis de fixação incluso nas rodas.
  • Freehubs XDR ou SRAM/ShimanoTM
  • Grafismos Zipp e identidade visual que inspiram velocidade
  • Freehub Campagnolo™ vendido separadamente.
  • Vem com end caps de 12mm dos cubos dianteiro e traseiro.
  • Garantia vitalícia.

A 808 Firecrast Tubeless Disc será fornecida apenas com adesivos nos aros.

PREÇOS E DISPONIBILIDADE

No Brasil, as novas rodas 858 NSW e 808 Firecrest da ZIPP estarão disponíveis a partir de setembro de 2022 com vendas pelo site oficial: www.zippbrasil.com.br
Veja os preços sugeridos:

  • Zipp 808 Firecrest Dianteira, a partir de R$9.299,00
  • Zipp 808 Firecrest Traseira, a partir de R$ 9.699,00
  • Zipp 858 NSW Dianteira, a partir de R$ 16.549,00
  • Zipp 858 NSW Traseira, a partir de R$ 19.849,00

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Pirelli traz linha de alta performance ao Brasil

Uma das maiores fabricantes de pneus do mundo apresenta no Brasil nova gama completa de modelos para diferentes categorias do ciclismo. A Pirelli é, com certeza, um dos fabricantes de pneus mais destacados do planeta. Afinal, seja para carros, aviões, motos, bicicletas ou outros veículos, a marca oferece milhares de […]
Pirelli é fornecedora de pneus para a equipe Trek Segafredo

leia também

Receba as novidades em seu e-mail