Waterloo recebe primeira etapa da Copa do Mundo de cyclo-cross

Luiz Papillon

A fábrica da Trek em Waterloo nos Estados Unidos recebe neste final de semana a primeira de quatorze etapas que a UCI programou para a temporada 2022-23 de cyclo-cross.

Trek recebece Copa do Mundo de CX em Waterloo | Foto Divulgação
Trek recebece Copa do Mundo de CX em Waterloo | Foto Divulgação

Com transmissão ao vivo pelo canal da UCI no Youtube e Facebook, a Copa do Mundo de Cyclo-cross tem início neste domingo com Lucinda Brand, Denise Betsema, Eli Iserbyt e Thibau Nys.

Confira o circuito de Waterloo:

 

A Copa do mundo de Cyclo-cross

Disputada desde 1993 a Copa do Mundo de CX é o principal evento da categoria, embora alguns ciclistas prefiram não viajar para as provas nos EUA. Muitos ciclistas profissionais passaram pelo cyclo-cross antes ou durante suas carreiras na estrada. Mathieu van der Poel e Wout van Aert são dois dos astros que acumulam títulos tanto na estrada como no cyclo-cross.

Sven Nys, pai de Thibau é considerado o maior ciclista da modalidade na história detendo seis títulos da Copa do Mundo e atualmente é diretor da equipe Trek Baloise Lions.

Calendário da Copa do Mundo de CX
Calendário da Copa do Mundo de CX

Cyclo-cross

No outono e inverno do hemisfério norte o ciclismo de estrada e o mountain bike entram de férias enquanto as provas de cyclo-cross (ou CX para os íntimos) e gravel passam a dominar o calendário. Frio, neve, chuva, areia, são componentes habituais da disputa que se desenvolve em circuitos de 2-3km com escadarias, trechos de barranco e barreiras.

O que é Cyclo-cross e porquê você deve assistir!

Em uma corrida que começou em agosto e termina no mundial em fevereiro, ciclistas do mundo todo buscam acumular pontos para disputa do mundial. Com quatro torneios separados mas somando ponto para o ranking UCI as principais competições dividem-se em:

  • Copa do Mundo – 14 etapas
  • Superprestige – 8 etapas
  • X2O Badkamers – 8 etapas
  • USCX – 8 etapas

Cada disputa escolhe o seu sistema de pontuação e classificação. A X2O usa o tempo, ou seja cada ciclista precisa participar de todas etapas para vencer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Tadej Pogacar vence o Giro da Lombardia!

O esloveno Tadej Pogacar encerra a temporada com sua segunda vitória no Giro da Lombardia ao bater o espanhol Enric Mas na chegada em Como. Mikel Landa que esteve na fuga vitóriosa completou um pouco atrás o pódio. Giro de Lombardia 2022 – 253km Última prova WorldTour da temporada, o […]
Tadej Pogacar | Foto Sprint Cycling Agency

Receba as novidades em seu e-mail