No photo-finish Tim Merlier venceu no UAE Tour

Luiz Papillon

Em decisão no photo-finish o campeão belga Tim Merlier foi declarado o vencedor da primeira etapa do UAE Tour que acontece até domingo nos Emirados Árabes Unidos. O australiano Caleb Ewan foi segundo e o britânico Mark Cavendish terceiro.

Tim Merlier comemora a decisão dos jurados | Foto Sprint Cycling Agency

Tim Merlier comemora a decisão dos jurados | Foto Sprint Cycling Agency

A decisão só veio após quase quinze minutos de análise do photo-finish. Com uma etapa muito disputada em função de vento cruzado e buracos no pelote, o dia não foi fácil como se esperava para uma etapa plana. Os grupos dispersos foram se conectando e no final chegaram dois pelotes, um com os líderes e outro a 4:40 de diferença.

Como funciona o Photo Finish

UAE TOUR 2022

A força da grana que patrocina equipes de futebol e Fórmula 1 também move o ciclismo e o WorldTour tem hoje três equipes patrocinadas por nações árabes. Assim com o inverno na Europa o início da temporada de ciclismo passa pelo oriente médio onde a paisagem é desértica e com muito vento cruzado para apimentar as disputas.

O UAE Tour nasceu em 2019 após a fusão entre o Abu Dhabi Tour e o Dubai Tour, ambos nos Emirados Árabes Unidos, sendo a terceira prova na região na temporada, após o Saudi Tour na Arábia Saudita e o Tour de Omã no sultanato de Omã. Ao contrário de Omã onde subidas técnicas e duras fazem da prova uma disputa entre escaladores, UAE é a festa dos velocistas, embora nesse ano duas subidas foram inseridas no trajeto o que faz de Remco Evenepoel franco favorito.

Após duas temporadas com vitória de Tadej Pogacar, o esloveno não está na prova mas Adam Yates estreia pela UAE que ainda possui Jay Vine, Marc Soler e Brandon McNulty na equipe. Pela Jumbo Visma está Sepp Kuss e Tom Gloag enquanto a Bahrain tem no basco Pello Bilbao sua esperança.

Entre os velocistas, Tim Merlier tem o primeiro choque de gigantes contra Sam Bennett (Bora), Dylan Groenewegen (Jayco) e Caleb Ewan (Lotto). Pela Astana veremos o entrosamento crescer entre Cees Bol e Mark Cavendish nessa nova fase da equipe.

Photo-Finish | Tudor
Photo-Finish | Tudor

O UAE Tour é transmitido pelo aplicativo pago GCN+.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

O Gran Camiño tem campeão do Tour de France como destaque

Com a presença do campeão do Tour de France Jonas Vingegaard, O Gran Camiño, cujo nome é inspirado no Caminho de Santiago Compostela percorre as belezas da Galiza no nordeste da Espanha. O Gran Camiño 2023 Sabe aquela pontinha da Espanha acima de Portugal? Ali fica a Galiza, região que […]

Receba as novidades em seu e-mail