Vingegaard é o campeão do Tour de France 2022, Wout van Aert confirma domínio da Jumbo

Luiz Papillon

Sem pesadelos para a Jumbo! Com uma performance de tirar o fôlego, a dupla Wout van Aert e Jonas Vingegaard fizeram a dobradinha na etapa de contrarrelógio e sacramentaram a vitória no Tour de France.

Jonas Vingegaard | Foto ASO/Charly Lopez
Jonas Vingegaard | Foto ASO/Charly Lopez

Impossível não lembra tanto da virada de Tadej Pogacar no Tour de 2020, justamente em um contrarrelógio e da retirada de Michael Rasmussen do Tour de France de 2007, quando a informação de uma viagem a Itália quando deveria estar no México foi revelada e a equipe então Rabobank o retirou da prova já com o Tour tecnicamente vencido.

Tour de France 2022 – Etapa 20 – Lacapelle-Marival a Rocamadour – 40.7km

A medieval Rocamadour no sudoeste da França que recebe peregrinos de São Amador e mais tarde da capela de Notre-Dame, santuário da Virgem Negra e terra do queijo Cabécou foi palco da penúltima parada do Tour de France 2022. Um contrarrelógio considerado longo para os dias atuais, mas na medida certa para mostrar as reais diferenças entre os ciclistas na especialidade.

Antes da etapa o grande favorito era Filippo Ganna, mas quanto de reserva teria o italiano campeão mundial da especialidade? Durante o princípio da etapa vimos alguns ciclistas sofrerem em especial Stefan Bissegger, o jovem suíço com um coroão de 64 dentes sofreu com sua bicicleta e acabou não tendo a performance esperada. Já Ganna acabou fazendo seu tempo no momento muito bom mas Wout van Aert logo depois amassou sendo 42 segundos mais rápido. E no final uma disputa intensa com os três primeiros colocados na classificação geral coroou Jonas Vingegaard.

Último a largar, Vingegaard sabia exatamente o que precisava fazer e teve claro o rádio da equipe informando sua performance. Vingegaard vinha com o tempo para vencer a etapa quando diminuiu o ritmo no final já informado que era o campeão do Tour de France 2022. Se ele bateria o tempo de Wout? Possivelmente, mas foi a assim que a festa aconteceu. Pogacar foi o terceiro colocado com uma performance excelente e Geraint Thomas aos 36 anos mostrou que ainda é um dos melhores ciclistas do circuito mundial.

Wout van Aert o mais combativo do Tour de France

O belga Wout van Aert muito emocionado, veio as lágrimas quando foi informado da escolha como o mais combativo do Tour de France, um prêmio secundário mas de muito respeito. E não poderia ser diferente, ninguém nesses 20 dias atacou, defendeu, e foi destemido como Wout van Aert. Essa performance até assustadora contribuiu para um total de seis vitórias da equipe em 20 etapas (este texto antecede a chegada em Paris) onde a Jumbo Visma venceu três etapas com Wout, duas com Vingegaard e uma com Christophe Laporte.

Wout van Aert | Foto ASO/ Charly Lopez
Wout van Aert | Foto ASO/ Charly Lopez

Sombra do Doping ainda volta ao Tour

Com uma recuperação extrema o que não ficou de fora das perguntas foi a sombra do doping, ainda que nos dias atuais os ciclistas sejam monitorados com exames fora de rotina, passaporte biológico e exames ao final das etapas, o ciclista profissional precisa responder sobre doping. Claro não haveria outra resposta a ser ouvida:

“Toda vez que alguém ganha, essa pergunta volta. Por quê nós que atuamos precisamos nos defender? Eu não entendo isso, trabalhamos muito para isso. O ciclismo mudou, somos monitorados o ano todo, até na nossa casa.” disse Wout van Aert

Estamos completamente limpos, todos  na nossa equipe. Posso lhe assegurar que ninguém aqui toma substâncias ilegais, e por quê somos tão bons? Graças a nossa preparação, fizemos mais treinos em altitude do qu eos outros e tiramos o máximo disso em termos de material, treinamento e nutrição. Você pode confiar em nós”. disse Jonas Vingegaard.

 

Classificação do Tour de France 2022

Results powered by FirstCycling.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Jasper Philipsen vence na Champs Élysées no encerramento do Tour de France

Tradição é tradição e a última etapa do Tour de France foi uma festa com sprint na avenida Champs Élysées (Campos Elíseos) com vitória do belga Jasper Philipsen pela equipe Alpecin Deceuninck. O neerlandês Dylan Groenewegen foi segundo pela BikeExchagne e o norueguês Alexander Kristoff o terceiro pela Intermarché. Tour […]
Jumbo Visma comemora o Tour de France | foto AFP

Receba as novidades em seu e-mail