Tradição é tradição e a última etapa do Tour de France foi uma festa com sprint na avenida Champs Élysées (Campos Elíseos) com vitória do belga Jasper Philipsen pela equipe Alpecin Deceuninck. O neerlandês Dylan Groenewegen foi segundo pela BikeExchagne e o norueguês Alexander Kristoff o terceiro pela Intermarché.
Tour de France 2022 – Etapa 21 – Arena La Défense a Champs-Élysées Paris – 115.6km
Em sua última etapa o Tour de France 2022 largou da Arena La Défense, o estádio que receberá as principais competições do atletismo nos Jogos Olímpicos de 2024, após um giro pelos arredores de Paris os ciclistas percorreram oito voltas em um circuito que cruzou a Champs-Élysées e o Arco do Triunfo.
Após algumas tentativas de fuga os ciclistas foram para o sprint com a Alpecin Deceuninck fazendo o trabalho perfeito para que Jasper Philipsen pudesse lançar o seu sprint explosivo e vencer com razoável vantagem sobre Dylan Groenewegen e Alexander Kristoff que completaram o pódio.
Festa para Vingegaard, Wout van Aert e a Jumbo Visma
Com uma performance épica a equipe neerlandesa Jumbo Visma encerrou o Tour de France com a conquista do título na classificação geral, na classificação por pontos e na classificação de montanha. A equipe perdeu ao longo dos 21 dias o esloveno Primoz Roglic, o neerlandês Steven Kruijswijk e o belga Nathan van Hoodydonck.
A Jumbo conquistou um total de seis vitórias em etapas, sendo três com Wout van Aert, duas com Jonas Vingegaard e uma com Christophe Laporte.
Jonas Vingegaard de 25 anos chega a seu primeiro título no WorldTour onde estreou em 2019 pela própria Jumbo Visma após competir pela equipe de base a ColoQuick. Vingegaard que seguiu os passos de outro dinamarquês, Magnus Cort de quem “herdou” o emprego no mercado de peixes de Copenhague onde trabalhou por meio período enquanto treinava até 2018. Vingegaard ficou também com o prêmio de melhor escalador o Rei da Montanha do Tour de France com 78 pontos conquistados.
Wout van Aert de 27 anos conquistou a camisa verde do Tour de France com a maior pontuação da história, além de ter vencido três etapas, chegado em segundo em outras três e devido a sua performance em fugas e ataques, foi escolhido o mais combativo do Tour de France. Wout que foi tricampeão mundial de cyclocross e na estrada venceu um monumento e várias clássicas além da medalha de prata nos jogos olímpicos de Tóquio na estrada.