Jasper Philipsen vence na Champs Élysées no encerramento do Tour de France

Luiz Papillon

Tradição é tradição e a última etapa do Tour de France foi uma festa com sprint na avenida Champs Élysées (Campos Elíseos) com vitória do belga Jasper Philipsen pela equipe Alpecin Deceuninck. O neerlandês Dylan Groenewegen foi segundo pela BikeExchagne e o norueguês Alexander Kristoff o terceiro pela Intermarché.

Jasper Philipsen | Marco Bertorello AFP
Jasper Philipsen | Marco Bertorello AFP

Tour de France 2022 – Etapa 21 – Arena La Défense a Champs-Élysées Paris – 115.6km

Em sua última etapa o Tour de France 2022 largou da Arena La Défense, o estádio que receberá as principais competições do atletismo nos Jogos Olímpicos de 2024, após um giro pelos arredores de Paris os ciclistas percorreram oito voltas em um circuito que cruzou a Champs-Élysées e o Arco do Triunfo.

Após algumas tentativas de fuga os ciclistas foram para o sprint com a Alpecin Deceuninck fazendo o trabalho perfeito para que Jasper Philipsen pudesse lançar o seu sprint explosivo e vencer com razoável vantagem sobre Dylan Groenewegen e Alexander Kristoff que completaram o pódio.

Festa para Vingegaard, Wout van Aert e a Jumbo Visma

Jumbo Visma comemora o Tour de France | foto AFP
Jumbo Visma comemora o Tour de France | foto AFP

Com uma performance épica a  equipe neerlandesa Jumbo Visma encerrou o Tour de France com a conquista do título na classificação geral, na classificação por pontos e na classificação de montanha. A equipe perdeu ao longo dos 21 dias o esloveno Primoz Roglic, o neerlandês Steven Kruijswijk e o belga Nathan van Hoodydonck.

A Jumbo conquistou um total de seis vitórias em etapas, sendo três com Wout van Aert, duas com Jonas Vingegaard e uma com Christophe Laporte.

Jonas Vingegaard de 25 anos chega a seu primeiro título no WorldTour onde estreou em 2019 pela própria Jumbo Visma após competir pela equipe de base a ColoQuick. Vingegaard que seguiu os passos de outro dinamarquês, Magnus Cort de quem “herdou” o emprego no mercado de peixes de Copenhague onde trabalhou por meio período enquanto treinava até 2018. Vingegaard ficou também com o prêmio de melhor escalador o Rei da Montanha do Tour de France com 78 pontos conquistados.

Wout van Aert de 27 anos conquistou a camisa verde do Tour de France com a maior pontuação da história, além de ter vencido três etapas, chegado em segundo em outras três e devido a sua performance em fugas e ataques, foi escolhido o mais combativo do Tour de France. Wout que foi tricampeão mundial de cyclocross e na estrada venceu um monumento e várias clássicas além da medalha de prata nos jogos olímpicos de Tóquio na estrada.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

O clássico reinventado: Vittoria Corsa N.ext

Se você é fã de ciclismo ou anda em bicicletas de estrada com certeza já viu ou ouviu alguém elogiando os pneus Vittoria Corsa. Uma das principais fornecedoras do WorldTour, a Vittoria reinventou o clássico pneu de competição em uma linha intermediária que promete desempenho de elite, o Corsa N.ext. […]

Receba as novidades em seu e-mail