Com duas performances espetaculares a neerlandesa Annemiek Van Vleuten da equipe Movistar venceu a edição feminina do Tour de France. Annemiek atacou a 5km do final para destruir o pelote e vencer com autoridade na Super Planche des Belles Filles. Demi Vollering e Silvia Persico completaram o Pódio
Tour de France Feminino
Com a devida divulgação de mídia foi retomado o Tour de France Feminino. Desde 1955 foram realizadas algumas provas que tentaram levar ao ciclismo feminino as glórias do Tour de France masculino. Em 2014 a ASO lançou a “La course by Tour de France” que era uma prova de um dia. Finalmente ano passado foi anunciada para 2022 a primeira edição do Tour de France feminino organizado pela ASO (mesma organizadora do masculino) por etapas.
Com oito etapas, o Tour de France largou no mesmo dia que a prova masculina terminou em Paris e seguiu para o leste francês com etapas duras com jeito de clássicas que tiveram em Marianne Vos a principal ciclista até chegar a etapa rainha ontem entre Sélestat e Le Markstein onde Van Vleuten mostrou o conjunto de ferramentas dominando a etapa e vencendo com um ataque monstruoso. Já hoje meio com a camisa amarela definida, Annemiek esmagou o pelote vencendo após atacar a 5km do final.
O pódio final do Tour de France Feminino mostra também a nova geração de ciclistas para classificação geral, no topo Van Vleuten com 39 anos é acompanhada de Demi Vollering e Silvia Persico ambas com 25 anos. Na disputa por pontos Marianne Vos venceu com quase 100 pontos de vantagem sobre Lotte Kopecky.
Vollering ainda levou a camisa de rainha da montanha e Shirin van Anrooij a de melhor jovem. O domínio neerlandes segue no ciclismo feminino com seis vitórias em oito etapas contra uma pela dinamarquesa Cecilie Ultrup e uma pela suíça Marlen Reusser.
Classificação do Tour de France Feminino
Results powered by FirstCycling.com