O maior evento de ciclismo do mundo está para começar. O Tour de France 2021 começa no próximo dia 26 e vai até 18 de julho na França. A largada será em Brest e a chegada em Paris após 3.417km de disputa em 21 etapas. Quem será muito visto nesta edição do Tour de France é o Maxoo, o mascote oficial do Tour.
Se você não sabe o que é uma Grande Volta do ciclismo, confira a explicação clicando aqui. Entre as disputas que acontecem no Tour de France, a principal é a classificação geral, seguida pela disputa por pontos, pelo rei da montanha e finalmente pelo melhor jovem até 25 anos. Essas são as “Camisas do Tour de France” e você pode conhecer um pouco mais sobre cada uma clicando aqui.
O trajeto e etapas imperdíveis do Tour de France 2021
Com um trajeto quase inteiramente Francês a principal modificação causada pela pandemia foi o adiamento da largada em Copenhague na Dinamarca para 2022. Assim que foi confirmado o adiamento o departamento da Bretanha liderou a disputa pela grande largada do Tour de France 2021. A única passagem fora do território Francês é a chegada da 15ª etapa em Andorra-a-Velha, minúsculo principado encravado entre a Espanha e França nos Pirineus.
O primeiro camisa amarela!
Aqui no Pelote Ciclismo estaremos ligados nas 21 etapas do Tour, e separamos algumas etapas imperdíveis. Para começar a etapa de abertura, que terá todo cuidado das equipes protegendo seus capitães e muita disputa para saber quem será o primeiro camisa amarela de 2021. A chegada em Landerneau terá uma subida com um máximo 14% de inclinação.
A mais longa etapa do Tour: 249,1km
Na sexta feira, 2 de julho a etapa 7 percorrerá absurdos 249,1km praticamente uma monumento dentro do Tour. E não é apenas uma etapa longa, é dura! Com quatro subidas categorizadas sendo uma de segunda categoria a 18km do final.
A etapa Rainha do Tour sobe duas vezes o Mont Ventoux
Separa a agenda, quarta feira, sete de julho! Serão cinco subidas categorizadas em quase 200km de etapa e subindo o mítico Mont Ventoux por duas estradas diferentes. Primeiro o pelote escala a partir de Sault na rota da Lavanda em 22km a 5.1% de inclinação, então desce para subir a partir de Bedoin. Essa segunda e mais dura subida escala o Ventoux em 15.7k, com uma inclinação média de 8.8% e trechos com até 20%. Para coroar, uma descida longa para Malaucène onde será a chegada.
Peyersourde e Col du Portet
A etapa 17 do Tour 2021 tem três subidas categorizadas, duas de primeira categoria, o Peyersourde e o Col de Val Louron-Azet e no fnal uma escalada brutal de 16km a 8.7% para Saint-Lary-Soulan. Foi nesse etapa em 2018 que o tetracampeão do Tour, Chris Froome sobrou em uma etapa de 65km perdendo a possibilidade de lutar pelo pentacampeonato.
Contra relógio individual em Saint-Émilion
Na penúltima etapa do Tour de France 2021, uma disputa contra o relógio com 30.8km coroará o campeão do Tour, depois no domingo apenas a tradicional chegada em Paris. Assim Saint-Émilion será a última etapa de disputa pela classificação geral. Com algumas curvas fechadas, será uma disputa enervante, em especial se estiverem dois ou mais ciclistas disputando o título, quem sabe separados por pouco tempo. Vale lembrar o Tour de France 2020 foi definido em um contra relógio individual. Tudo isso em meio a um vilarejo com mais de dois mil anos de história no mundo do vinho.
Essa é a primeira parte do Guia do Tour de France 2021 do Pelote Ciclismo, ao longo da semana conheceremos mais sobre os ciclistas e equipes que disputarão a maior e mais importante prova de ciclismo de 2021.
Transmissão do Tour de France 2021
A transmissão do Tour de France 2021 para o Brasil é feita pela ESPN e TV5 Monde. A abertura do Tour está programada para as 9h de sábado no canal ESPN e plataforma online Watch.