Dia da fuga na clássica dos velocistas! Alexander Kristoff venceu a Scheldeprijs

Luiz Papillon

Atacando a 7km do final, Kristoff que estava na fuga conquistou sua 83ª vitória na carreira e segunda na Scheldeprijs. No sprint pelo segundo lugar, Danny van Poppel (Bora) bateu Sam Welfsord (DSM).

Alexander Kristoff vence Scheldeprijs | Foto @Belga
Alexander Kristoff vence Scheldeprijs | Foto @Belga

Scheldeprijs

A mais antiga clássica belga acontece nesta quarta feira. Realizada desde 1907 a Scheldeprijs chegou a sua edição 110. O nome da prova remete ao rio Schelde que em português é traduzido como Escalda enquanto prijs é prêmio. A clássica tem largada em Terneuzen na província neerlandesa da Zelândia e termina em Schoten nos Flandres belgas, cidade na periferia de Antuérpia e boa parte do trajeto margeia o rio Schelde.

Conhecida como a clássica dos velocistas, a Scheldeprijs não costuma ser monótona. A disputa em planícies abertas e expostas a muito vento cria uma tensão extra, pois se um ciclista ou uma equipe perde o grupo, pode ser ponto final as ambições do dia. O recordista de vitórias na prova é o alemão Marcel Kittel que venceu cinco vezes na última década, a frente de Mark Cavendish que venceu três vezes. Na lista histórica de vencedores estão também Jean Paul Van Poppel (pai de Danny e Boy Van Poppel), Adrie van der Poel (pai de Mathieu e David van der Poel) e Erik Zabel (pai de Rick Zabel).

Scheldeprijs 2022 – 198.7km

Entre os favoritos do dia estão dois ciclistas da Alpecin Fenix, Tim Merlier e Jasper Philipsen,  Fabio Jakobsen (Quick-Step) e Dylan Groenewegen pela BikeExchange. Crescendo muito na temporada está a esperança de tirar a Lotto Soudal dos últimos lugares na corrida por pontos UCI, o jovem belga Arnaud De Lie. Aos 20 anos de idade, De Lie venceu três provas no nível europeu (125 pontos) contra os principais velocistas do circuito, mas o nível ProSeries envolve uma disputa mais intensa e o maior pontuação UCI (200 pontos para o vencedor).

Muitas vezes chamadas de campeonato mundial de velocistas, a Scheldeprijs foi um dia duríssimo para os ciclistas. O frio e o vento cruzado destruíram o pelote rapidamente em praticamente três grupos. Na ponta dezesseis ciclistas lideraram entre eles dois da Alpecin (Philipsen e Merlier), dois da Intermarché (Kristoff e Thijssen) e quatroda Bora (Bennett, Meeus, Mullen e Van Poppel).

No circuito em Schoten o irlandês Ryan Mullen tentou por várias vezes atacar solo e isso acabou por criar uma tensão no grupo. Então restando 7km para o fim, o experiente norueguês Alexander Kristoff atacou para não mais ser alcançado e vencer sua segunda Scheldeprijs.

Atrás na luta pelo pódio Danny van Poppel ficou com o segundo lugar e Sam Welford da DSM completou o pódio.

Classificação da Scheldeprijs 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

CET de São Paulo faz blitz contra elétricos em Ciclovia

Nesta quarta feira a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo atou juntamente com a polícia militar para atuar e aprender scooters que circulavam irregularmente na ciclovia Faria Lima. Os usuários da ciclovia Faria Lima (região nobre da cidade de São Paulo) reclamam constantemente do abuso de velocidade […]

Receba as novidades em seu e-mail