Nesta quarta feira a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo atou juntamente com a polícia militar para atuar e aprender scooters que circulavam irregularmente na ciclovia Faria Lima.
Os usuários da ciclovia Faria Lima (região nobre da cidade de São Paulo) reclamam constantemente do abuso de velocidade por condutores de veículos que não deveriam circular na ciclovia. Como via de regra se o veículo possui acelerador independente de pedais e potência superior a 350w, não pode circular na ciclovia.
Fizemos recentemente um guia que mostra exatamente o que pode e não pode circular em ciclovia:
Se o veículo está fora dos limites previstos em lei, ele não pode utilizar a ciclovia, devendo atender uma série de regulamentações para circular pelas vias (compartilhando o espaço com carros e motos), como uma moto. Para conduzir o scooter, há necessidade de uma habilitação específica, a ACC (Autorização para Condução de Ciclomotor), que atualmente tem restrições semelhantes a de motocicletas.
Muitas vezes os consumidores acabam lesados por lojistas que não informam adequadamente levando o consumidor a circular irregularmente e ter o risco de sofrer sanções administrativas como multa e apreensão do scooter.