Milão San Remo a Clássica da Primavera!

Neste sábado acontece a 112ª Milano Sanremo! A clássica da Primavera que parte da Lombardia até a Riviera Italiana começa as 05:30h de sábado. Com quase 300km de distância, a prova deve terminar por volta das 12:30 com cerca de sete horas de disputa.

Milano Sanremo 2022 | Foto RCS
Milano Sanremo 2022 | Foto RCS

Milão San Remo a Clássica da Primavera

La Primavera acontece desde 1907, uma das cinco provas de um dia, chamadas clássicas conhecidas por monumentos. Clique aqui para conhecer as outras quatro provas. Após uma prova modificada em 2021 por algumas cidades não permitirem a passagem do comboio devido ao grande público que a prova atrai e o receio da Covid-19. A edição 2022 retoma o trajeto clássico.

Milão San Remo 2022 | Arte RCS
Milão San Remo 2022 | Arte RCS

O principal desafio dos ciclistas que disputam a vitória na Milano Sanremo é poupar energia. Com poucas e duras subidas concentradas no final, basicamente a prova mostra duas alternativas de disputa, sprint ou ataques em uma das duas últimas subidas: Cipressa e Poggio di Sanremo.

A estratégia dos velocistas é poupar pernas nas subidas, contar com os gregários para neutralizar ataques e decidir no sprint. Vitórias no sprint em Sanremo consagraram nomes como Mark Cavendish e mesmo Eddy Merckx, o maior vencedor da Milano Sanremo com sete vitórias. Já vitórias precedidas de ataques consistem na estratégia de atacar ou na Cipressa ou no Poggio di Sanremo, e as vezes atacar em ambos os pontos para deixar os adversários para trás. Usualmente alguns ciclistas conseguem escapar nesses trechos e provocam uma perseguição ao final de quase 300km de disputa.

Para o Brasil a transmissão será pelo App GCN+, que está programado para 05:30h enquanto a RAI Internacional deve transmitir por volta das 10h da manhã.

Vento a favor e tempo bom!

A prova que já teve disputa até com neve como em 2013, desta vez tem previsão não só de tempo bom, mas de vendo predominante a favor. Ao longo de 300km isso favorece duas situações de prova, primeiro a velocidade de prova tende a ser mais alta, favorece também os velocistas, que por ficarem mais tempo protegidos, terão mais energia no final. Além de sempre haver a remota mas divertida (para quem está no sofá) possibilidade da fuga vingar.

Uma alternativa que pode acontecer na Milano Sanremo 2022 são os ataques de longa distância. Isso se dá também pelo bom tempo e pela característica de alguns favoritos com Tadej Pogacar e Wout van Aert que venceram clássicas atacando cedo.

Favoritos a vitória na Milano Sanremo 2022

Entre os 168 ciclistas que devem largar na Milano Sanremo 2022, quatro já venceram a prova. Destaque claro para o trio que vem dominando o ciclismo desde a temporada passada: Tadej Pogacar, Wout Van Aert e Primoz Roglic. Atípica mas nem tanto, a Milão San Remo costuma terminar em um sprint entre poucos ciclistas, mas as vezes tem um sprint com pelote mais cheio. Assim além dos “classicomanos” podemos destacar os melhores velocistas, entre eles Jasper Philipsen, Fabio Jakobsen, Elia Viviani e Caleb Ewan.

Tadej Pogacar vence Strade Bianche! | Foto Strade Bianche
Tadej Pogacar vence Strade Bianche! | Foto Strade Bianche

Por fora dois nomes que costumam ser favoritos na La Primavera, Peter Sagan Mathieu van der Poel. Sagan teve covid, resfriado e ainda não venceu em 2022, já Van der Poel parou de competir em dezembro para submeter-se a uma cirurgia no joelho e retorna em uma prova com 293km!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Matej Mohoric venceu a Milão San Remo!

Ficou tudo para o final e que final espetacular na Milão San Remo! E novamente venceu um esloveno na temporada, dessa vez Matej Mohoric com um ataque na descida final para San Remo venceu pela Bahrain Victorious! Atrás o francês Anthony Turgis pela Total Energies saltou para ser o segundo […]
Matej Mohoric vence Milão San Remo! | Foto Marco Bertorello - AFP

Receba as novidades em seu e-mail