Remco vence Clássica San Sebastian!

Luiz Papillon

Com ataque solo de 45km Remco Evenepoel venceu pela segunda vez a clássica San Sebastian no País Basco! O agora francês Pavel Sivakov chegou dois minutos depois em segundo e o belga Tiesj Benoot completou o pódio.

Remco Evenepoel | Foto Getty Images
Remco Evenepoel | Foto Getty Images

A temporada de ciclismo entra na metade final neste sábado com a Clássica San Sebastian no País Basco. Com direito a homenagens para o ídolo espanhol Alejandro Valverde que se aposenta ao final da temporada, a prova teve nomes como Remco Evenepoel, João Almeida e Tadej Pogacar.

42ª Clássica San Sebastián – 224.8km

Em basco Donostia, em espanhol San Sebastián é uma cidade na baia de Biscaia no País Basco. Com belas praias e gastronomia das mais procuradas na Europa, a cidade atrai turistas praticamente o ano todo mas em especial entre julho e setembro quando acontecem o festival de jazz de Jazzaldia, o Festival de Cinema e o Gastronomika, congresso de gastronomia de vanguarda.

Para o ciclista o Velódromo de Anoeta foi recentemente reformado recebendo cobertura para a pista de concreto de 285m (mesma distância e inclinações do Velódromo da USP em São Paulo).

Velódromo Antonio Elorza em San Sebastian | Foto Donostia.es
Velódromo Antonio Elorza em San Sebastian | Foto Donostia.es

O trajeto da Clássica segue pela costa praticamente plano pelos primeiros 60km até entrar pelo País Basco e começar a sequência de sobe e desce com subidas duras e inclinadas que favorecem ciclistas escaladores. Ao final uma subida de 2.1km com 10% de inclinação média começa a 20km do final para então descer sentido a San Sebastian para a chegada.

Evenepoel detonou a prova a 45km do final na subida de Jaizkibel com 4km e 10% de inclinação. Apenas o britânico Simon Yates o acompanhou por um tempo mas não resistiu a potência do jovem belga da equipe Quick-Step. Remco que vem de uma preparação de três semanas em altitude visando a Vuelta, a terceira grande volta da temporada comentou sobre a aceleração:

“Eu cheguei com minhas pernas frescas. Eu me senti realmente bem e resolzi acelerar em Jaizkibel que foi o plano e isso funcionou bem. Eu controlei a potência muito bem pois tinha vento de frente, então tentei ficar com a posição de pilotagem mais aerodinâmica possível e funcionou. É fantástico.”

 

Classificação da San Sebastian 2022

Results powered by FirstCycling.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Annemiek van Vleuten vence o Tour de France feminino

Com duas performances espetaculares a neerlandesa Annemiek Van Vleuten da equipe Movistar venceu a edição feminina do Tour de France. Annemiek atacou a 5km do final para destruir o pelote e vencer com autoridade na Super Planche des Belles Filles. Demi Vollering e Silvia Persico completaram o Pódio Tour de […]
Annemiek van Vleuten vence no Tour de France

Receba as novidades em seu e-mail