Neste sábado 08 de maio começou o Giro d’Italia 2021. Em sua 104ª edição a prova que cruza a Itália com quase 3500km de disputa em 21 dias. A disputa começa com um Contra Relógio Individual de 8km em Turim e termina em Milão, também com um contra relógio individual.
Você sabe o que é uma grande volta do ciclismo? Confira nosso texto contando a importância desse desafio:
Quem participa do Giro 2021
Ao todo 185 ciclistas largam para a disputa por 23 equipes e busca do objetivo máximo que é a camisa rosa, a maglia rosa. A disputa vai muito além da camisa rosa e cada equipe e ciclista entram no Giro d’Italia com objetivos diferentes. As disputas vão desde a luta por metas intermediárias, título já vencido pelo brasileiro Rafael Andriatto a pontos por vitória, melhor ciclista na fuga entre outros prêmios secundários.
Confira a lista de inscritos para o Giro 2021:
Destaques para o Giro 2021
O retorno de Remco Evenepoel após gravíssimo acidentem em 2020, a liderança de Egan Bernal na equipe Ineos apos um 2020 discretíssimo para o vencedor do Tour de France de 2019 e Peter Sagan em seu último ano de contrato com a equipe alemã Bora Hansgrohe são alguns dos destaques do Giro 2021. Alguns ciclistas chegam ao Giro como coringas, como Alexandr Vlasov pela Astana que pode disputar etapas, classificação geral ou mesmo a camisa por pontos. Destaques:
Alexandr Vlasov (Astana) , Daniel Felipe Martínez (Ineos), João Almeida (Deceuninck Quick Step).
Maglia Rosa 2021
A lista de favoritos para a maglia rosa 2021 não é muito longa, surpresas podem acontecer em uma disputa que não permite substituições. Assim, o ciclista que perde muito tempo em uma etapa precisa essencialmente buscar outro objetivo na prova. Os favoritos para vencer a maglia rosa 2021 são:
Egan Bernal
Simon Yates
Remco Evenepoel
Dan Martin
Mikel Landa
Marc Soler
Vincenzo Nibali
Maglia Ciclamino 2021
Entre os velocistas e ciclistas clássicos, a disputa é por pontos acumulados, tal qual o campeonato de Formula 1, entre os favoritos está claro Peter Sagan, o eslovaco que foi sete vezes campeão por pontos do Tour de France. Além dele a Lotto Soudal com Caleb Ewan e a UAE Team Emirates com Fernando Gaviria chegam ao Giro com objetivo pela Maglia Ciclamino.
O percurso do Giro 2021:
Um pouco da história do Giro
Poucas vezes na história da humanidade um século ofereceu tantas mudanças para a vida cotidiana. Em 1909, ano de disputa do primeiro Giro, o mundo era muito diferente do que vivemos hoje. A energia elétrica começava a se popularizar e faziam poucos anos que o rádio havia sido inventado. A comunicação era basicamente pela mídia impressa, os jornais. E a Gazzetta dello Sport por meio do editor Tulio Morgagni resolveu lançar sua prova de ciclismo, o Giro d’Italia.
De lá para cá, o mundo sofreu uma revolução e hoje até mesmo os jornais estão em extinção no formato original. Tudo é online, assim como esse texto que você lê. O campeão na classificação geral recebe o Troféu Senza Fine (Sem Fim), criado em 1999 com o nome de cada campeão grafado nele. O troféu Senza Fine é todo folheado a ouro e bronze e pesa aproximadamente 10kg.