Giro 2021 começa com Egan Bernal, Remco Evenepoel e Peter Sagan

Neste sábado 08 de maio começou o Giro d’Italia 2021. Em sua 104ª edição a prova que cruza a Itália com quase 3500km de disputa em 21 dias. A disputa começa com um Contra Relógio Individual de 8km em Turim e termina em Milão, também com um contra relógio individual.

Você sabe o que é uma grande volta do ciclismo? Confira nosso texto contando a importância desse desafio:

Giro, Tour e Vuelta, as Grandes Voltas do Ciclismo

Quem participa do Giro 2021

Ao todo 185 ciclistas largam para a disputa por 23 equipes e busca do objetivo máximo que é a camisa rosa, a maglia rosa. A disputa vai muito além da camisa rosa e cada equipe e ciclista entram no Giro d’Italia com objetivos diferentes. As disputas vão desde a luta por metas intermediárias, título já vencido pelo brasileiro Rafael Andriatto a pontos por vitória, melhor ciclista na fuga entre outros prêmios secundários.

Confira a lista de inscritos para o Giro 2021:

Lista Inscritos Giro Italia 2021 | Pelote Ciclismo | Arte ProcyclingStats
Lista Inscritos Giro Italia 2021 | Pelote Ciclismo | Arte ProcyclingStats

Destaques para o Giro 2021

O retorno de Remco Evenepoel após gravíssimo acidentem em 2020, a liderança de Egan Bernal na equipe Ineos apos um 2020 discretíssimo para o vencedor do Tour de France de 2019 e Peter Sagan em seu último ano de contrato com a equipe alemã Bora Hansgrohe são alguns dos destaques do Giro 2021. Alguns ciclistas chegam ao Giro como coringas, como Alexandr Vlasov pela Astana que pode disputar etapas, classificação geral ou mesmo a camisa por pontos. Destaques:

Alexandr Vlasov (Astana) , Daniel Felipe Martínez (Ineos), João Almeida (Deceuninck Quick Step).

 

Maglia Rosa 2021

A lista de favoritos para a maglia rosa 2021 não é muito longa, surpresas podem acontecer em uma disputa que não permite substituições. Assim, o ciclista que perde muito tempo em uma etapa precisa essencialmente buscar outro objetivo na prova. Os favoritos para vencer a maglia rosa 2021 são:

Egan Bernal

Simon Yates

Remco Evenepoel

Dan Martin

Mikel Landa

Marc Soler

Vincenzo Nibali

Maglia Ciclamino 2021

Entre os velocistas e ciclistas clássicos, a disputa é por pontos acumulados, tal qual o campeonato de Formula 1, entre os favoritos está claro Peter Sagan, o eslovaco que foi sete vezes campeão por pontos do Tour de France. Além dele a Lotto Soudal com Caleb Ewan e a UAE Team Emirates com Fernando Gaviria chegam ao Giro com objetivo pela Maglia Ciclamino.

O percurso do Giro 2021:

Etapas Giro Italia 2021 | Pelote Ciclismo | Arte RCS
Etapas Giro Italia 2021 | Pelote Ciclismo | Arte RCS

Um pouco da história do Giro

Poucas vezes na história da humanidade um século ofereceu tantas mudanças para a vida cotidiana. Em 1909, ano de disputa do primeiro Giro, o mundo era muito diferente do que vivemos hoje. A energia elétrica começava a se popularizar e faziam poucos anos que o rádio havia sido inventado. A comunicação era basicamente pela mídia impressa, os jornais. E a Gazzetta dello Sport por meio do editor Tulio Morgagni resolveu lançar sua prova de ciclismo, o Giro d’Italia.

De lá para cá, o mundo sofreu uma revolução e hoje até mesmo os jornais estão em extinção no formato original. Tudo é online, assim como esse texto que você lê. O campeão na classificação geral recebe o Troféu Senza Fine (Sem Fim), criado em 1999 com o nome de cada campeão grafado nele. O troféu Senza Fine é todo folheado a ouro e bronze e pesa aproximadamente 10kg.

Apresentação do Giro d’Italia 2020 – Troféu Senza Fini| Foto Gian Mattia D’Alberto/LaPresse

Disputas dentro do Giro 2021

Como toda volta de ciclismo profissional, o Giro d’Italia oferece várias disputas dentro da mesma competição. Assim cria um cenário onde a todo momento há algum tipo de disputa acontecendo na prova:

  • Campeão por Tempo, é a principal disputa e o líder sempre utiliza a “Maglia Rosa“. Quem tiver o menor tempo total vence. Patrocinado pela Enel (companhia distribuidora de energia elétrica), foi criada em 1931.
  • Disputa por Pontos, mais parecida com o campeonato de Formula 1, onde independente do tempo acumulado, os vencedores de etapas ou metas intermediárias recebem pontos. O líder utiliza a “Maglia Ciclamino” criada em 1970. Com patrocínio da torrefatora de café Segafredo Zanetti.
  • Rei da Montanha, como o próprio nome diz, é a disputa de melhor escalador, criada em 1974. Assim as subidas categorizadas recebem uma pontuação e o líder utiliza a “Maglia Azurra“. Patrocinado pelo banco Mediolanum.
  • Melhor Jovem, disputa entre os jovens até 25 anos, seguindo as mesmas regras da Maglia Rosa, ou seja por tempo. O líder utiliza a Maglia Bianca, criada em 1976, atualmente com patrocínio da rede de mercados Eurospin.

 

Camisas de Líder – Giro d’Italia

 

Prêmios secundários, são conferidos sem uma camisa especial:

  • Metas de velocidade intermediária, oferecida pela Amaro del Capo, uma fabricante de licor.
  • Prêmio da Fuga, ao ciclista que ficou mais tempo na fuga, oferecido pela marca de bicicletas Bianchi.
  • Ciclista mais combativo, aquele que tornou a prova mais empolgante, patrocinado pela fabricante de pneus Continental.
  • Melhor equipe, somatória do tempo dos três melhores ciclistas em cada etapa. Patrocínio da Região da Calábria.
  • Fair Play, afim de enfatizar o comportamento dos ciclistas, será dado o prêmio fair play a equipe com menor violações. Assim como no trânsito são dados pontos para cada tipo de infração. Oferecido pela Polizia Stradale, a polícia rodoviária italiana.

Onde assistir o Giro 2021

A transmissão do Giro d’Italia 2021 para o Brasil é feita pelos canais ESPN, usualmente na ESPN2 com início variando entre 9 e 10h da manhã. A RAI Internacional também transmite para o Brasil. Online a transmissão oficial é pelo WatchESPN.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Kask Utopia, o capacete do Giro d'Italia

Os 21 vencedores de etapa no Giro 2021 receberão um capacete Kask Utopia especial. A pintura foi feita pelo artista da MotoGP Aldo Drudi da Drudi Performance. Drudi é conhecido pelo desenho de motociclistas como Valentino Rossi, Fabio Quartararo, MAverick Vinales e Franco Morbidelli. A fabricante italiana de capacetes Kask […]

Receba as novidades em seu e-mail