O italiano Alberto Dainese da DSM venceu a etapa 11 do Giro, essa é a primeira vitória de um italiano nesta edição do Giro. O colombiano Fernando Gaviria foi o segundo e o também italiano Simone Consonni completou o pódio.
Giro d’Italia 2022 – Etapa 11 – Santarcangelo di Romagna a Reggio Emilia – 203km
Uma etapa de transição “plana como uma mesa de bilhar” assim foi a etapa 11 do Giro entrando na região da Emilia Romagna. Após a fuga inicial ser neutralizada, o belga Dries de Bondt resolveu colocar graça na etapa e atacou a 58km do final. Ele foi indo, indo e conseguiu se manter a frente do pelote até o final da prova sendo alcançado apenas a 1.500m do final. O grupo então seguiu para o sprint em massa. A Groupama montou o trem para Démare enquanto a UAE para Gavíria, mas quem surpreendeu foi Alberto Dainese pela DSM que venceu a etapa. O colombiano Fernando Gaviria foi o segundo e o também italiano Simone Consonni completou o pódio.
O líder da classificação por pontos, Arnaud Démare chegou em quarto lugar, liderando agora com 77 pontos sobre o britânico Mark Cavendish a luta pela camisa roxa (maglia ciclamino). Na classificação geral, Richard Carapaz surpreendeu na meta de sprint intermediário e conquistou bônus que lhe deram a segunda colocação no geral, ultrapassando Romain Bardet e João Almeida.