Ucraniano Mark Padun vence etapa e Valverde é campeão na Galícia!

Luiz Papillon

Acabou neste domingo a primeira edição da prova O Gran Camiño, na região espanhola da Galícia. Disputada em quatro etapas, a prova contou com uma das subidas mais íngremes do ciclismo profissional, o Mirador de Ézaro. Além da festejada vitória de Mark Padun, ucraniano da equipe EF todas atenções ficaram para Alejandro Valverde. O ídolo espanhol que (em teoria) está em sua temporada de despedida.

Pódio de O Gran Camiño | Foto Divulgação
Pódio de O Gran Camiño | Foto Divulgação

O murciano de 41 anos já havia vencido a etapa de sábado e agora construiu a diferença para virar o jogo contra o canadense Michael Woods, ficando com o título da volta.

“Estou feliz, acima de tudo, por ter conseguido vencer a geral. O trabalho da equipe foi fantástico durante os quatro dias e poder vencer a primeira edição desta nova corrida, tão bem organizada, é algo muito bom. Ontem vencemos a etapa, sempre estive na frente todos os quatro dias – terceiro em Vigo, segundo na sexta-feira, terceiro também hoje junto com o general – e saio desta corrida com muito entusiasmo. Antes de vir, conversei com Ezequiel Mosquera, o organizador, e ele transmitiu o desejo de que tudo corresse bem. Foi uma corrida muito bonita, com uma grande multidão, o que é o mais importante, e espero que dure muitos anos” Alejandro Valverde

O resgate da Volta a Galícia

A Volta a Galícia foi uma prova por etapas que se realizou em todo o território galego desde 1933 (ano da sua primeira edição) e que aconteceu ao longo dos anos (embora não de forma contínua) até 2000, sendo rebaixada a partir de 2002, para a categoria amador.

Mesmo assim, há uma grande lista de campeões que competiram e conquistaram a vitória nesta prova. Nomes históricos do mundo do ciclismo como Miguel Induráin, Marino Lejarreta, Abraham Olano, Marco Pantani, Laurent Jalabert, Claudio Chiapucci, Frank Vandenbroucke ou Álvaro Pino participaram de algumas de suas edições. Uma prova que sempre atraiu grandes estrelas e que contou com a simpatia das melhores equipes do mundo, que equilibraram os seus calendários para dar o melhor dos espetáculos na volta galega. O Gran Camiño, procura revitalizar esta corrida, com uma imagem atualizada e um cenário à altura.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Ciclismo Profissional em 2022!

Muitas vezes quando falamos de ciclismo e citamos provas e equipes das divisões do ciclismo, ocorre uma confusão em função da hierarquia do futebol ser diferente do ciclismo. No ciclismo ocorre um padrão mais parecido com o Tênis onde tenistas melhores ranqueados garantem participação em melhores torneios. Cycling WorldTour – […]

Receba as novidades em seu e-mail