Acabou neste domingo a primeira edição da prova O Gran Camiño, na região espanhola da Galícia. Disputada em quatro etapas, a prova contou com uma das subidas mais íngremes do ciclismo profissional, o Mirador de Ézaro. Além da festejada vitória de Mark Padun, ucraniano da equipe EF todas atenções ficaram para Alejandro Valverde. O ídolo espanhol que (em teoria) está em sua temporada de despedida.
O murciano de 41 anos já havia vencido a etapa de sábado e agora construiu a diferença para virar o jogo contra o canadense Michael Woods, ficando com o título da volta.
“Estou feliz, acima de tudo, por ter conseguido vencer a geral. O trabalho da equipe foi fantástico durante os quatro dias e poder vencer a primeira edição desta nova corrida, tão bem organizada, é algo muito bom. Ontem vencemos a etapa, sempre estive na frente todos os quatro dias – terceiro em Vigo, segundo na sexta-feira, terceiro também hoje junto com o general – e saio desta corrida com muito entusiasmo. Antes de vir, conversei com Ezequiel Mosquera, o organizador, e ele transmitiu o desejo de que tudo corresse bem. Foi uma corrida muito bonita, com uma grande multidão, o que é o mais importante, e espero que dure muitos anos” Alejandro Valverde