Orbea a marca controlada por funcionários equipa a Lotto Dstny

Luiz Papillon

Se você acompanha o ciclismo no Brasil, certamente já ouviu o nome das bicicletas Orbea em algum momento, em especial quando eram importadas pelo comentarista de esportes da ESPN. A história dessa empresa que em 2024 passa a fornecer bicicletas para a Lotto Dstny começou muito antes, fabricando revólveres e munição no século 19.

Orbea M11ELTD PWR
Orbea Orca M11ELTD PWR

 Lotto Dstny e Orbea

A equipe belga Lotto Dstny teve uma forte ligação com a fabricante belga Ridley por muitos anos, ao final de 2023 anunciou que passaria a utilizar as bicicletas Orbea, com um contrato de duas temporadas.

Orbea Lotto Dstny
Orbea Lotto Dstny | Foto X

A Orbea com a pintura da Lotto Dstny já foi flagrada no treinamento dos ciclistas, mas ainda não foi lançada oficialmente. A especulação é que seja uma Orbea Orca M11ELTD PWR, que utiliza quadro em fibra de carbono monocoque e em sua configuração de fábrica com grupo Sram Red AXS esbarra no peso mínimo permitido pela UCI para bicicletas em competição de 6.800g e o preço na Europa é em torno de 12.000 euros (R$74.000, sem contar os impostos). A Lotto Dstny utiliza componentes Shimano desde 2022, assim acreditamos que siga utilizando o grupo Dura-Ace em 2024. Como vemos na imagem acima, o trocador é Shimano embora a pedivela seja FSA.

Orbea: dos revolveres a bicicletas, uma empresa controlada por seus funcionários

A história centenária dessa marca de bicicletas de origem basca, começou sua história em 1840 fabricando revólveres, depois por disputas familiares se dividiu criando uma empresa para produção de armamentos e a empresa que até hoje produz bicicletas.

Quadro de bicicleta Orbra com emblema de arma.
Quadro de bicicleta Orbra com emblema de arma.

No final dos anos 60, Esteban Orbea o último herdeiro da Orbea estava a beira da falência e acabou negociando com os trabalhadores e passou o controle aos 1500 funcionários em forma de cooperativa e segue até hoje a única grande empresa de bicicletas gerida pelos próprios funcionários.

Julien Absalon | Foto Divulgação Orbea
Julien Absalon | Foto Divulgação Orbea

A internacionalização da marca foi impulsionada em especial pelas medalhas conquistadas nos jogos olímpicos de Pequim 2008 por Samuel Sanchez na estrada e Julien Absalon no mountain bike. No ciclismo profissional a marca sempre forneceu bicicletas a equipe profissional continental Euskaltel Euskadi, que  leva o nome da companhia telefônica basca e da fundação para o ciclismo basco. Desde 2013 a Orbea forneceu também para a Cofidis entre 2015 e 2016 e para a B&B Hotels entre 2018 e 2019.

Sede da Orbea em Mallabia | Foto Orbea
Sede da Orbea em Mallabia | Foto Orbea

Com cerca de 1.000 funcionários, a Orbea faturou em 2022 mais de 400 milhões de euros. Os modelos de MTB foram o carro chefe da companhia com 65% do faturamento, enquanto o crescimento dos modelos elétricos (tanto estrada, MTB e urbano) já representa 40% das vendas.

Atualmente, com sede em Mallavia no País Basco, a Orbea mantém fábricas em Kunshan na China, Aveiro em Portugal além de plataformas logisticas em Hong Kong e nos EUA, abrangendo com uma produção anual de 250.000 unidades, cerca de 64 países. Atualmente a loja Bikepoint em Criciúma é a representante da marca no Brasil.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Lance Armstrong sobre o EPO: Era como usar combustível de foguete

Durante participação no podcast Club Random de Bill Maher, o texano sete vezes campeão do Tour de France contou um pouco sobre como era utilizar eritropoietina na época em que não se procurava a substância nos exames antidoping. “Eu fiz mais de 500 testes e nunca falhei em um controle […]
Lance Armstrong em Cub Random com Bill Maher

Receba as novidades em seu e-mail