O ciclista britânico Alex Dowsett tentará quebrar o recorde da hora nesta quarta feira no velódromo de Aguascalientes no México. O atual recorde de 55,089km pertence ao belga Victor Campenaerts e foi estabelecido em 2019.
O recorde atual de Victor Campenaerts foi estabelecido em 2019 no mesmo velódromo de Aguascalientes no México. A distância de 55,089km foi pouco mais de 500m superior a estabelecida em 2015 por Bradley Wiggins em Manchester na Inglaterra. Aguascalientes é escolhida pelos ciclistas devido a altitude, pois com um ar mais rarefeito a resistência do ar é um pouco menor.
A tentativa acontece nesta quarta feira 03 de novembro as 19h (horário de Brasilia) e poderá ser acompanhada pelo Youtube.
Alex Dowsett
Nascido em Maldon no condado de Essex, Alex Dowsett é filho do piloto Phill Dowsett que competiu no automobilismo britânico entre os anos 70 e 90. Com seu talento para o ciclismo identificado cedo, Alex passou a frequentar o Centro de Desenvolvimento Olímpico vencendo o nacional de contrarrelógio sub23 três vezes (2008 a 2010).
O desempenho o levou para o ciclismo profissional pela Trek Livestrong e logo a seguir para a Team Sky, depois teve passagem de sucesso pela Movistar, Katusha e aos 33 anos tem contrato até o final de 2022 pela equipe Israel StartUp Nation.
Especialista na disputa contra o cronômetro, Dowsett conquistou seis títulos nacionais britânicos e venceu duas etapas do Giro d’Italia.
Factor Hanzo
Muitos comentaristas colocam em cheque a teoria dos ganhos marginais em provas de linha, mas uma certeza podemos ter, quando o assunto é contrarrelógio, cada pequeno detalhe conta. E a bicicleta que Dowsett utilizará na tentativa de quebra do recorde da hora tem detalhes para fazer a diferença. A Factor Hanzo utiliza rodas HED Volos com pneus tubulares de 23mm, vamos ao setup:
- Aerobar Aerocoach Ascalon 20º (com buchas para atingir os 15º do regulamento UCI).
- Rodas HED Volos.
- Pneus Vittoria Pista Ora 23mm.
- Pedivela Rotor Aldhu 170mm.
- Movimento Central Ceramic Speed 24mm.
- Coroa Aerocoach Aten 61T.
- Pinhão13T White Industries.
- Corrente Izumi Super Toughness Kai.
- Selim Simmons Pursuit SR 1.0
- Pedais Speedplay Aero.
- Ciclocomputador GPS Hammerhead Karoo 2
- Conjunto Quadro, Garfo e Mesa Factor Hanzo
Entre os detalhes que podemos destacar estão a corrente Izumi, feita especialmente para os jogos olímpicos de Tóquio e que promete 10% menor resistência aerodinâmica em comparação com uma corrente convencional. A parte traseira do quadro da Hanzo é feita em titânio esculpido em 3D e a coroa Aerocoach Aten (que custa o equivalente a R$8.000 sem incluir impostos) promete economizar 2.4watts na velocidade de 60km/h.
A bicicleta em si ainda é um protótipo sem lançamento ao público. A bicicleta será utilizada pela equipe Israel StartUp Nation a partir de 2022. Uma das principais características que chama atenção é a largura de apenas 1,5cm da frente da bicicleta:
A traseira da bicicleta é intencionalmente larga para permitir que a turbulência do ar passando pelo quadro seja dissipada sem interferir com a turbulência gerada pelas rodas:
Histórico do recorde da Hora
16/04/2019 | Victor Campenaerts | 55.089 | km | Cidade do México (México) |
07/06/2015 | Bradley Wiggins | 54,526 | km | Londres (Inglaterra) |
02/05/2015 | Alex Dowsett | 52,937 | km | Manchester (Inglaterra) |
08/02/2015 | Rohan Dennis | 52,491 | km | Grenchem (Suíça) |
30/10/2014 | Matthias Brandle | 51,852 | km | Aigle (Suíça) |
18/09/2014 | Jens Voigt | 51,110 | km | Grenchem (Suíça) |
Polêmica envolve o recorde da hora
Durante doze anos o recorde da hora pertenceu ao maior ciclista de todos os tempos. Eddy Merckx deteve a marca entre 1972 e 1984 quando Francesco Moser bateu a marca estabelecendo 51.151km. Porém durante a década de 90 Graeme Obree construiu sua própria bicicleta e bateu por duas vezes o recorde. Mais tarde Moreno Moser já veterano bateu Obree. Miguel Induarin e Tony Rominger também conquistaram recordes. Por fim Chris Boardman estabeleceu a marca de 56.375km utilizando posição aerodinâmica como Obree. Incomodada com as inovações a UCI baniu as posições aerodinâmicas em 1997 e estabeleceu duas categorias distintas para o recorde. Uma para o Recorde da Hora UCI e outro para o Melhor esforço humano UCI. Em 2014 a UCI revisou novamente as regras permitindo novamente o uso de bicicletas aerodinâmicas de perseguição estabelecendo os parâmetros atuais.
Recorde de maior esforço humano:
06/09/1996 | Chris Boardman | 56,375 | km | Manchester (Inglaterra) |
05/11/1994 | Tony Rominger | 55,291 | km | Bordeaux (França) |
22/10/1994 | Tony Rominger | 53,832 | km | Bordeaux (França) |
02/09/1994 | Miguel Indurain | 53,04 | km | Bordeaux (França) |
27/04/1994 | Graeme Obree | 52,713 | km | Bordeaux (França) |
23/07/1993 | Chris Boardman | 52,27 | km | Bordeaux (França) |
17/07/1993 | Graeme Obree | 51,593 | km | Hamar (Noruega) |
23/01/1984 | Francesco Moser | 51,151 | km | Cidade do México (México) |
19/01/1984 | Francesco Moser | 50,808 | km | Cidade do México (México) |
A saga de Graeme Obree foi retratada no filme O Escocês Voador (The Flying Scotsman) lançado em 2006.
Catraca?!
Falha nossa Leonardo, o certo é pinhão! (Já corrigido)