O jovem francês Clémant Champoussin venceu a penúltima etapa da Vuelta 2021 no Alto de Castro de Herville. Com um ataque no finalzinho, Champoussin venceu enquanto Roglic foi segundo pela Jumbo Vismo e Adam Yates o terceiro pela Ineos.
Com o resultado, Roglic vai para a última etapa da Vuelta com 2:38 de vantagem sobre Enric Mas da Movistar e 4:48 sobre Jack Haig da Bahrain. Michael Storer da DSM confirmou a conquista da camisa de rei da montanha enquanto o suíço Gino Mader assumiu a camisa de melhor jovem no lugar de Egan Bernal.
Vuelta 2021 – Etapa 20 – Sanxenxo a Mos – 202.2km
A penúltima etapa da Vuelta foi memorável! Largando do balneário de Sanxenxo com destino a Mos, a etapa contou com cinco subidas categorizadas ai incluindo a chegada ao Alto Castro de Herville, um mirante para a cidade de Vigo. Um total de 143 ciclistas largaram para etapa de hoje e logo na largada começaram os ataques. Um grupo de 10 ciclistas estabeleceu a fuga do dia.
Os dois primeiros colocados na luta pela camisa de rei da montanha são da mesma equipe e estavam na fuga. Michael Storer e Romain Bardet da DSM. Storer venceu as duas primeiras metas de montanha. Atrás o pelote permitiu uma vantagem grande até se aproximarem do Alto de Mougás, quando a vantagem da fuga começou a despencar.
Restando 60km para o final os ataques começaram no grupo dos favoritos com Adam Yates (Ineos), os grupos foram se dividindo e na escalada, novamente Storer venceu a meta, ampliando sua vantagem sobre Bardet. Entre os favoritos, Roglic seguiu com Gino Mader, Jack Haig e Enric Mas colocando mais de um minuto de vantagem sobre o grupo que tinha Egan Bernal e Miguel Ángel López.
Na ponta, o sul-africano Ryan Gibbons (UAE) abriu 40 segundos para os remanescentes da fuga enquanto o grupo de Roglic vinha quatro minutos atrás com a Bahrain acelerando tudo para conquistar um lugar no pódio no lugar de Miguel Ángel López.
Miguel Ángel López abandona!
A medida que o grupo abria de Miguel Ángel López o colombiano se irritou a ponto de brigar com a equipe e desolado sentar-se as margens da prova e abandonar. Na ponta Ryan Gibbons seguiu na ponta até quase o final quando foi alcançado pelo grupo dos favoritos.
Após alguma hesitação entre Roglic, Yates e Enric Mas, o ataque veio dos perseguidores com Clement Champoussin, o jovem francês da Ag2r atacou no finalzinho para vencer a etapa. Roglic foi segundo e Adam Yates o terceiro.