Mathieu van der Poel vence a abertura do Giro d’Italia!

Luiz Papillon

Mathieu van der Poel venceu a etapa de abertura do Giro d’Italia 2022 em um final explosivo de etapa que contou com a queda de Caleb Ewan nos metros finais. Van der Poel assume a camisa rosa de líder do Giro 2022. Biniam Girmay foi segundo pela Intermarché e Pello Bilbao o terceiro pela Bahrain Victorious.

Mathieu Van der Poel vence no Giro 2022 | Foto RCS
Mathieu Van der Poel vence no Giro 2022 | Foto RCS

 

Giro d’Italia 2022 – Etapa 1 – Budapeste a Visegrád – 195km

Budapeste foi palco da largada do Giro d’Italia 2022. A Hungria viu uma etapa plana com final em subida perfeita para alguns favoritos como Mathieu van der Poel. Com um final que lembra o Poggio di Sanremo da Monumento Milão Sanremo, a expectativa seria o fôlego dos velocistas para chegar ao final ainda na ponta do pelote. Duas equipes precisaram utilizar camisas diferentes no Giro, Alpecin Fenix e EF Easypost, o motivo é a cor das camisas que se parecem muito com as camisas de lider da prova, respectivamente azul para escaladores e rosa de lider.

Mathieu van der Poel no Giro 2022 | Foto RCS
Mathieu van der Poel no Giro 2022 | Foto RCS

A largada oficial foi dada após 12km neutralizados na saída da cidade e a dupla da Drone Hopper Androni Giocatolli se estabeleceu como fuga do dia: Mattias Bais e Filippo Tagliani. Restando 14km para o final a dupla foi neutralizada em uma etapa que não teve muitos movimentos. A chegada em Visegrád seria após uma subida de 5.500m e 4,2% de inclinação.

A tensão começou no início da subida com a Lotto Soudal assumindo a ponta. O primeiro ataque veio pelo belga Lawrense Naesen da Ag2r Citroen. No pelote uma queda tirou Davide Ballerini (Quick Step) da disputa pela etapa. A 2km do final foi a vez do alemão Lennard Kamna da Bora atacar. Atrás o pelote seguia afunilando enquanto Kamna entrou no quilômetro final com sete segundos de vantagem mas o pelote o neutralizou no momento que os ataques se sucederam ao caos que derrubou Caleb Ewan que tocou na roda de Biniam Girmay. Pelo outro lado da chegada, Mathieu van der Poel lançou um ataque matador e bateu Girmay em na chegada. Pello Bilbao foi o terceiro pela Bahrain Victorious.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Yates vence contrarrelógio mas Van der Poel se defende e mantém maglia rosa!

O britânico Simon Yates da equipe BikeExchange venceu o contrarrelogio individual em Budapest pela segunda etapa do Giro 2022. Mathieu van der Poel defendeu a liderança com um excelente segundo lugar. Tom Dumoulin que venceu o Giro em 2017 completou o pódio para festa neerlandesa na Hungria. Giro d’Italia 2022 […]

Receba as novidades em seu e-mail