Etapa plana, chegada em sprint tudo tranquilo na Vuelta só que não! Uma queda generalizada no pelote a 11km do final levou muitos ciclistas ao solo. Na chegada em um sprint limpo a Alpecin Fenix venceu novamente com o belga Jasper Philipsen. Na dobradinha belga, Fabio Jakobsen da Deceuninck foi o segundo e o italiano Alberto Dainese completou o pódio.

Com o resultado, o francês Kenny Eslissonde da Trek assume a camisa de líder da Vuelta com vantagem de cinco segundos sobre o esloveno Primoz Roglic da Jumbo Visma. Na disputa por pontos, Philipsen assume a camisa que estava com Fabio Jakobsen.
Vuelta 2021 Etapa 5 – Tarancón a Albacete – 184.4km
A Vuelta partiu de Tarancón para sua etapa 5. A chegada foi em Albacete, cidade mais populosa de Castilha e Leão com trajeto predominantemente plano. Pela fuga estavam:
- Oier Lazkano – Caja Rural
- Pelayo Sanchez – Burgos BH
- Xabier Mikel Azparren – Euskaltel
Restando 16km para o final Lazkano foi neutralizado pelo pelote, parecia que tudo caminharia tranquilo para mais uma chegada em sprint, contudo uma queda generalizada atingiu o pelote a 11km do final.
Na chegada em uma longa reta, a Groupama escolheu a esquerda, a Alpecin a direita e a melhor equipe ProTeam do ano venceu mais uma vez com Jasper Philipsen. Fabio Jakobsen foi o segundo pela Deceuninck Quick Step e Alberto Dainese completou o pódio pela equipe DSM.
Com o resultado, o francês Kenny Eslissonde da Trek assume a camisa de líder da Vuelta com vantagem de cinco segundos sobre o esloveno Primoz Roglic da Jumbo Visma.