O galês Geraint Thomas da equipe Ineos Grenadiers venceu a etapa 5 do Criterium du Dauphiné. E foi uma vitória com emoção! No finalzinho havia uma sequência de curvas e Thomas viu a chance e atacou para chegar solo na chegada, porém Sonny Colbrelli veio no sprint do pelote e alcançou Thomas sobre a linha. No Photo-finish (clique aqui para saber como funciona o sistema de aferição da chegada), Thomas venceu por alguns centímetros.
Com o resultado, Geraint Thomas sobe para a sexta posição na classificação geral, 14 segundos atrás de Lukas Postlberger que manteve a camisa de líder do 73º Criterium du Dauphiné.
Critérium du Dauphiné 2021 – Etapa 5 – Saint-Chamond a Saint-Vallier – 175.4km
A etapa 5 do Critérium du Dauphiné 2021 partiu de Saint-Chamond, a segunda maior cidade do departamento do Loire. A chegada foi em Saint-Vallier, que fica a 1h de viagem de Lyon. Com cinco subidas categorizadas mas curtas, a previsão da etapa era de dificuldade para maioria dos velocistas.
A fuga do dia teve cinco ciclistas bastante fortes e com experiência em subidas:
- Kasper Asgreen – Deceuninck Quick Step
- Tsubu Grmay – Bike Exchenge
- Tim Wellens – Lotto Soudal
- Cyril Gautier – B&B Hotels
- Julien Bernard – Trek Segafredo
Com a fuga qualificada o pelote marcou e não deixou a vantagem ser muito superior a dois minutos, na aproximação da subida da Côte de Hauterives, o grupo foi alcançado. Novos ataques se sucederam com Aranburu (Astana) e depois Matthew Holmes (Lotto Soudal), sempre perseguidos e neutralizados pelo pelote. Restando 36km de disputa, Sven Erik Bystrom (UAE) atacou e conseguiu certa vantagem.
Fuga neutralizada e subida de categoria 2 antes da chegada
Na marca de 30km para o final uma queda no pelote provocou o abandono de Clément Venturini (Ag2r), Kaden Groves (Bike Exchange) e Ivo Oliveira (UAE).
Bystrom foi perseguido pelo pelote e alcançado quase no pé da última subida do dia, a Côte du Montrebut, com 1.4km de extensão a 11% de inclinação média. Durante a subida, Quentin Parcher da B&B Hotels e Lawson Craddock da EF Nippo se destacaram no pelote vencendo a meta de montanha.
O pelote esticou na descida e a Ineos tratou de ficar na ponta protegendo Geraint Thomas. No finalzinho havia uma sequência de curvas e Thomas viu a chance e atacou para chegar solo na chegada, porém Sonny Colbrelli veio no sprint do pelote e alcançou Thomas sobre a linha. No Photo-finish (clique aqui para saber como funciona o sistema de aferição da chegada), Thomas venceu por alguns centímetros. Sonny Colbreli da Bahrain foi o segundo e Alex Aranburu completou o pódio pela equipe Astana.
Líderes após 5 etapas no Critérium du Dauphiné 2021
- Lukas Postlberger – Bora Hansgrohe – Classificação Geral
- Sonny colbrelli – Bahrain Victorious – Classificação por Pontos
- Matthes Holmes – Lotto Soudal – Rei da Montanha
- Ian Van Wilder – DSM – Melhor Jovem
- Bora Hansgrohe – Melhor Equipe
- Sven Erik Bystrom – Ciclista mais combativo da etapa 5