O italiano Giulio Ciccone venceu a etapa de hoje do Giro após escapar no começo da etapa em uma fuga enorme e atacar a 19km do final. Em segundo chegou o colombiano Santiago Buitrago da Bahrain e em terceiro o espanhol Antonio Pedrero pela Movistar. Entre os favoritos o grupo chegou compacto sem alteração e Richard Carapaz seguirá para a terceira semana do Giro liderando.
Giro d’Italia 2022 – Etapa 15 – Rivarolo Canavese a Cogne – 177km
Hoje o Giro largou pertinho de Turim está Rivarolo Canavese no pé do vale piemontês, porta de entrada para o parque nacional de Gran Paradiso onde está Cogne, local da chegada 1544m de altitude. Ao total foram 3.800m de subida em três colossos sendo dois de 1ª Categoria. Antes da largada muitas homenagens a Mark Cavendish, o britânico que completou 37 anos ontem, largou em sua 300ª etapa de uma grande volta. Logo após a largada um acidente levou vários ciclistas ao solo entre eles Richard Carapaz, atual líder da competição. Contudo sem grandes problemas Carapaz e os demais voltaram a prova.
Um grupo grande com 28 ciclistas escapou formando afuga do dia, entre os escapados estava Mathieu van der Poel, Giulio Ciccone e Koen Bouwman. Bouwman conquistou a primeira meta de montanha em Pila-Les-Fleurs seguido de Natnael Tesfatsion e Nico Denz. Na descida, Van der Poel conseguiu retornar ao pelote e atacou para liderar na aproximação da segunda subida, o Verrogne. Um trio holandês então começou a subir o Verrogne com 40 segundos sobre a perseguição: Bouwman, Tusveld e Van der Poel. Na perseguição Giulio Ciccone começou sua obra de arte, atacando e levando Santiago Buitrago consigo. A cinco quilômetros do topo, Ciccone (Trek), Buitrago (Bahrain) e Antonio Pedrero (Movistar) se isolam na liderança. Já mais próximos ao topo, Ciccone atacou novamente e escapou.
Desse momento em diante, o jovem Giulio Ciccone seguiu solo controlando a vantagem que construiu para vencer em Cogne após 19km solo. Em segundo chegou o colombiano Santiago Buitrago da Bahrain Victorious e em terceiro o espanhol Antonio Pedrero da Movistar.
Líderes do Giro 2022:
- Classificação Geral: Richard Carapaz – Ineos Grenadiers
- Líder por pontos: Arnaud Démare – Groupama FDJ
- Rei da Montanha: Koen Bouwman – Jumbo Visma
- Melhor Jovem: João Almeida – UAE Team Emirates
- Melhor Equipe: Bora Hansgrohe