Na primeira vitória da fuga no Tour 2023, Jai Hindley vence e assume a camisa amarela. Giulio Ciccone foi segundo e Felix Gall o terceiro. A primeira montanha fora de categoria do Tour de France cobra seu preço e Pogacar sobra para Vingegaard.
Tour de France 2023 – Etapa 5 – Laruns
Hoje o Tour de France largou de Pau pela 74ª vez, no trajeto do dia a primeira subida fora de categoria do Tour nos Pirineus na fronteira entre França e Espanha. Uma quebra no pelote acabou separando um grupo grande de mais de 30 ciclistas na frente do pelote. Fabio Jakobsen (Soudal Quick-Step) já ficou para trás de cara enquanto na meta de spirint intermediária a vitória ficou com Bryan Coquard (Cofidis) a frente de Pedersen (Lidl-Trek) e Wout van Aert (Jumbo). Wout van Aert e Victor Campenaerts escaparam mas foram alcançados na subida do Col de Soudet.
Felix Gall conquistou a meta do Soudet e retornou ao grupo da fuga. Restando 23km para o final foi a vez de Jai Hindley atacar da fuga enquanto atrás Jonas Vingegaard também atacava. A pancadaria se seguiu de tal forma que Pogacar não conseguiu resistir e sofreu perdas enormes na luta pela classificação geral. Ao final Jai Hindley venceu com 32s para Ciccone e Gall. Vingegaard cruzou logo atrás colocando quase um minuto em Pogacar.
Pela performance na fuga, Wout van Aert recebeu o prêmio de mais combativo do dia. O australiano Jai Hindley de 27 anos foi campeão do Giro d’Italia 2022 agora veste a camisa amarela de líder do Tour de France. Ainda nas disputas principais, o austríaco Felix Gall assumiu a camisa de bolinhas.
- Jai Hindley – Classificação geral – Camisa Amarela
- Jasper Philipsen – Classificação por pontos – Camisa Verde
- Felix Gall – Classificação de Montanha – Camisa de Bolinhas
- Tadej Pogacar – Melhor jovem – Camisa Branca
Classificação do Tour de France 2023 após 5 etapas.
Results powered by FirstCycling.com