Toon Aerts é punido com dois anos de suspensão pelo uso de Letrozol

Luiz Papillon

O ciclista belga Toon Aerts foi punido pela UCI com dois anos de suspensão após ser flagrado com metabólitos de letrozol em janeiro. O ciclista se diz inocente desde que foi comunicado do resultado e promete recorrer a Corte de Apelação do Esporte.

Toon Aerts fala sobre doping | Foto @Belga
Toon Aerts fala sobre doping | Foto @Belga

Toon Aerts Suspenso por dois anos

Todo pesadelo de Toon Aerts começou em fevereiro após um teste fora de competição, comunicado o ciclista foi colocado em suspensão voluntária pela equipe para aguardar o julgamento da UCI. Aerts já tinha um contrato pronto para correr a temporada 2023 pela Intermarché, mas com a suspensão, o ciclista só poderá voltar a competir em 2024.

Entre as principais conquistas de Toon Aerts estão o título da Copa do mundo de 2018 e 2019, além da Superprestige 2021 e o troféu X2O em 2021. A equipe Trek Baloise Lions encerrou o contrato do ciclista em maio quando foi informada que o caso de doping iria a julgamento.

Em 2017 a tenista italiana Sara Errani foi punida por dois meses pelo uso de Letrozol. Na época Errani alegou que consumiu por engano o medicamento de sua mãe. O lutador Jon Jones do UFC foi suspenso por um ano em 2016 pelo uso de Letrozol.

Letrozol

O Letrozol é um medicamento que impede a produção de estrogênio e é utilizado para o tratamento de câncer de mama em mulheres. No esporte, atletas que utilizam esteroides anabolizantes podem usar inibidores de aromatase para previnir a produção de estrogênio e efeitos femininos do uso de anabolizantes como a ginecomastia, retenção de água e gordura abdominal. Além disso atletas do sexo masculino podem usar o Letrozol para aumentar seus níveis naturais de testosterona.

Canal no Youtube indica quando usar substância controlada como suplemento | Reprodução Google

Entre os efeitos colaterais do Letrozol estão o aumento dos níveis de colesterol, diminuição da densidade óssea, ondas de calor, ondas de suor, náusea, vômito, diarreia e dificuldade de dormir.

Não é raro encontrar vídeos com “receitas amadoras” para crescimento muscular com uso de Letrozol em redes sociais, inclusive com monetização.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Wout van Aert vence última corrida do ano na Bélgica

Absolutamente fantástico em um final de velódromo, Wout van Aert venceu a Azencross em Loenhout! Van der Poel foi segundo e Tom Pidcock o terceiro. Azencross 2022 – Exact Cross Loenhout Quinta e última prova da semana entre o natal e ano novo no cyclo-cross a Azencross foi um espetáculo […]
Wout van Aert vence a Azencross | Foto @belga

Receba as novidades em seu e-mail