Em dia da fuga na Vuelta, o alemão Lennard Kamna da equipe Bora venceu se tornando mais um ciclista a vencer etapa nas três grandes voltas. Matteo Sobrero foi o o segundo.
Vuelta 2023 – Etapa 9 – Cartagena a Collado de la Cruz de Caravaca – 184.5km
Encerrando a primeira semana de disputas a etapa 9 da La Vuelta 2023 largou de Cartagena com destino ao Collado de la Cruz de Caravaca. A disputa com 184,5km começou com muito vento cruzado, a Jumbo logo atacou com cinco ciclistas enquanto Remco conseguiu grudar no grupo juntamente com Vlasov e mais dois gregários cada. Isso motivou uma perseguição comandada pela Movistar, Bahrain e UAE.
A diferença só diminuiu no início da primeira subida do dia ao custo de muito esforço das equipes, tudo isso na primeira hora, ainda sem transmissão internacional. Depois disso outro grupo escapou com oito ciclistas e sem aquele compromisso da classificação geral, onde o melhor colocado era o alemão Lennard Kamna de 22:34 de atraso para Sepp Kuss.
Na última subida que embora só tivesse 8.2km categorizados, os ciclistas subiam sempre desde a marca 70km para o final. Quando os ciclistas passaram pela marca de 15km para o final a organização anunciou que os tempos da classificação geral seriam tomados 2,6km antes do final da etapa. O motivo seriam as condições ruins da chegada com muito barro e vento devido as chuvas na região.
Na ponta Matteo Sobrero puxou e teve a companhia de Ghebreigzabhier e Lennard Kamna, um quilômetro depois foi a vez do alemão puxar e abrir um minuto para o italiano. Atrás no grupo de favoritos, João Almeida atacou com Aleksandr Vlasov. Esse ataque motivou Evenepoel a puxar o pelote. Chegando no ponto de tomada de tempo, Primoz Roglic acelerou e ganhou alguns segundos precisos na classificação geral.
Classificação da Vuelta 2023 após 9 etapas
- Sepp Kuss – Jumbo Visma – Classificação Geral
- Kaden Groves – Alpecin Deceuninck – Pontos
- Eduardo Sepulveda – Lotto Dstny – Montanha
- Lenny Martinez – Groupama FDJ – Jovem
Results powered by FirstCycling.com