Uma disputa duríssima mas totalmente sob controle de Ceylin del Carmen Alvarado que venceu de ponta a ponta na Cidadela de Namur. No final Puck Pieterse ultrapassou Lucinda Brand na disputa pelo segundo lugar no pódio.
Cyclocross – Copa do Mundo CX 2023 – Namur
Conhecida por Citadelcross a prova de cycl0-cross da Cidadela de Namur na Bélgica é considerada uma das mais duras provas da modalidade. A organização fez ajustes finos ao percurso para torna-la ainda mais técnica. Foram adicionados ao trajeto uma ponte e um trecho em subida. Sem Fem van Empel que alegou estar resfriada, ai entra a briga da UCI para que os melhores estejam sempre na Copa do Mundo, ontem Fem van Empel destruiu a X2O, mas ao invés de alegar “escolha”, dizer que está resfriado é um motivo nobre.
Assim que largaram Puck Pieterse teve problemas e caiu para o meio do pelote, Alvarado saltou para a ponta. Logo Ceylin del Carmen Alvarado colocou uma vantagem de cerca de 14s e conseguiu se sustentar de ponta a ponta como líder. Mas teve emoção, Lucinda Brand comandou a perseguição e chegou a estar apenas 8s atrás de Alvarado, mas os “turbos” foram gastos e não havia o que fazer. A dificuldade fez Brand perder muito tempo na última volta e “do nada” Puck Pieterse surgiu para ultrapassar e chegar em segundo lugar.
Assim a classificação da etapa ficou com:
- Ceylin del Carmen Alvarado
- Puck Pieterse
- Lucinda Brand
- Sara Casasola
- Inge van der Heijden