Santiago Buitrago vence a etapa rainha do Giro!

Luiz Papillon

Vitória colombiana no Giro! Santiago Buitrago da equipe Bahrain venceu a etapa atacando da fuga. Derek Gee foi segundo com Magnus Cort em terceiro. Entre os favoritos Geraint Thomas e Roglic impuseram mais diferença sobre Almeida e os demais.

Santiago Buitrago
Santiago Buitrago

Giro d’Italia 2023 – Etapa 19 – Longarone – Tre Cime di Lavaredo – 183km

A esperada etapa rainha do Giro d’Italia aconteceu hoje. Um início plano depois absurdos 5.400m de subida acumulada para ciclistas com 3.000km nas canelas. Com um visual fantástico passando ao largo da famosa Cortina d’Ampezzo um maciço de granito. A primeira subida do dia o Passo Campolongo foi praticamente uma serra de 50km (embora o trecho categorizado seja menor), depois o Passo Valparoula, Passo Giau, Passo Tre Crocci e finalmente a Tre Cime di Lavaredo.

A fuga custou um pouco a sair até que oito ciclistas se destacaram com destaque para Magnus Cort (EF), Derek Gee (Israel) e Santiago Buitrago (Bahrain). O grupo seguiu firme com Derek Gee se destacando na busca por pontos da camisa de montanha e a 7km do final Gee abriu uma pequena vantagem sobre os escapados, Santiago Buitrago passou a perseguir o canadense na subida que garantiu pontos em dobro para a camisa de escalador. A 2km do final, Buitrago alcançou Derek Gee e atacou para evitar que o canadense pegasse sua roda.

Luta pela maglia rosa no final

Entre os favoritos a estratégia do trem foi colocada em ação pela Ineos, tornando impossível um ataque matador de longe. O último gregário da Ineos só foi eliminado na marca de 1km para o final enquanto Roglic ainda tinha Sepp Kuss de escudeiro. João Almeida assumiu a ponta, Roglic atacou e Geraint Thomas mostrou que está em forma impecável para fechar a diferença. Mas alguns metros depois quem fez a diferença foi Geraint Thomas que atacou, Roglic o perseguiu e quase sobre a linha ultrapassou para levar um segundo de vantagem.

 

Líderes do Giro 2023 após 19 etapas:

  • Geraint Thomas – Ineos Grenadiers – Geral / Maglia Rosa
  • Jonathan Milan: Bahrein Victorious – Pontos / Maglia Ciclamino
  • Thibault Pinot – Montanha / Maglia Azurra
  • João Almeida: UAE Team Emirates – Melhor Jovem / Maglia Bianca

Classificação do Giro d’Italia após 19 etapas:

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Primoz Roglic é o campeão do Giro d'Italia 2023

Com uma performance incrível, mesmo sofrendo uma queda de corrente no trecho mais duro da cronoescalada, Primoz Roglic venceu a etapa e o Giro d’Italia 2023. Geraint Thomas foi o segundo na etapa e o português João Almeida completou o pódio. Giro d’Italia 2023 – Etapa 20 – Tarvisio – […]

Receba as novidades em seu e-mail