Mundial começa com ouro para Holanda em disputa mista

Luiz Papillon

Começou neste domingo o Mundial de Ciclismo em Yorkshire na Grã Bretanha. Em uma disputa previsível a Holanda conquistou o ouro na prova contra o relógio mista. A disputa real foi pelo terceiro lugar e o Reino Unido conquistou a medalha de bronze batendo a Itália por segundos. A equipe alemã chegou quase trinta segundos a frente do Reino Unido conquistando a prata e a Holanda, favorita absoluta venceu por 22 segundos.

A equipe vencedora teve a média de 43.069km/h e contou com pelas mulheres Lucinda Brand, Riejanne Markus e Amy Pieters e os homens Koen Bouwman, Bauke Mollema e Jos Van Emden.

Mixed Relay – O contra relógio misto que substitui a disputa por equipes

A disputa por equipes no contra relógio mundial surgiu em 1962. Até o ano de 1994 foi disputada no formato 4×100, ou seja 4 ciclistas por equipe em 100km de distância marcavam o tempo final. A disputa não era disputada em anos olímpicos quando a prova era disputada nos jogos olímpicos. A disputa deixou de existir entre 1995 e 2011. Entre 2012 e 2018 a UCI tornou a participação das equipes profissionais possível, assim a Quick Step (atual Deceuninck Quick Step) venceu quatro vezes a disputa.

Para 2019 a UCI acabou com a disputa por equipes e criou o contra relógio misto. A disputa consiste em duas voltas, uma percorrida por três homens e outra por três mulheres da mesma nação e o tempo somado. O tempo anotado é o da “3ª roda” ou seja a roda dianteira do segundo ciclista a cruzar a meta.

Criticada especialmente por dirigentes e boicotada por ciclistas que preferiram se preservar para a disputa individual, é especulada que esta edição seja a primeira e única do evento. Para incentivar a disputa a UCI credita pontos para a nação no ranking que garante vagas para os Jogos Olímpicos. Asim especialmente na disputa masculina, a nação estar entre as seis melhores pode garantir um ciclista a mais na disputa pelo ouro em Tóquio.

Piso molhado dificultou a prova

Apenas 10 equipes nacionais e a equipe do centro de desenvolvimento da UCI participaram da prova. Um contraste grande entre a edição de 2018 quando 12 equipes disputaram a prova feminina e 22 a prova masculina. Para o Brasil não tivemos transmissão ao vivo, os canais SporTV prometeram reprise as 18h.

Com chuva o piso molhado dificultou a prova, vimos alguns escorregões mesmo com a equipe vencedora. Destaque também para a performance alemã, a locomotiva Tony Martin mostrou estar em forma apesar do acidente que o tirou das etapas finais da Vuelta uma semana atrás. A forte equipe alemã contou com Nils Pollit e Jasha Sutterlin entre os homens e  Lisa Brennauer, Lisa Klein e Mieke Kroger entre as mulheres.

A italiana Elisa Longo Borghini sofreu com um furo em sua bicicleta o que praticamente tirou a medalha de bronze da equipe italiana. Na terceira intermediária as italianas mantinham uma vantagem de 14 segundos sobre o Reino Unido, com o problema mecânico a dupla italiana precisou esperar Longo Borghini e apesar de muito esforço, a medalha ficou a quatro segundos da equipe.

O mundial de ciclismo UCI continua nesta segunda feira com as provas júnior. O Brasil terá Julia Leite Braga na prova feminina e Vinícius Rangel na prova masculina. Apesar de possuir os direitos de transmissão para o Brasil os canais SporTV não transmitirão as provas.

Classificação 1º Mundial Misto de Contra Relógio por Equipe:

  1. Holanda 38:27.60
  2. Alemanha +22.75
  3. Reino Unido +51.27
  4. Italia +55.89
  5. França +1:23.04
  6. Suíça +1:26.94
  7. Eslovênia +1:57.40
  8. Dinamarca +2:04.38
  9. Bélgica +2:32.71
  10. Espanha +2:42.82

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Rússia e Itália vencem Contra Relógio Júnior com drama!

Hoje o mundial de ciclismo seguiu com as provas de contra relógio individual na categoria júnior. Sem brasileiros na prova e sem transmissão pela Sportv (detentora dos direitos) a UCI transmitiu ao vivo via facebook e youtube. A russa Aigul Gareeva foi campeã mesmo após errar no final da prova. […]

Receba as novidades em seu e-mail