Pela primeira vez na história o Tour de France não terminará em Paris. Em função dos preparativos para os Jogos Olímpicos Paris 2024 a 111ª edição do Tour de France deve terminar em Nice.
Os rumores seguiam desde o último ano e agora ganham força com a publicação da Gazzetta dello Sport. Os Jogos Olímpicos Paris 2024 acontecem entre 26 de julho e 11 de agosto enquanto o Tour terminará em 21 de julho. A expectativa é que a confirmação tanto da chegada como da largada aconteça por comunicado da organizadora A.S.O. na próxima semana.
Tour de France 2024 larga na Itália com homenagens a Marco Pantani
O Centro Histórico de Florença será o palco da Grand Départ (Grande Largada) em 2024, mais precisamente na Praça Michelangelo que possui vista panorâmica para a cidade e vila onde Gino Bartali nasceu.
As homenagens ao vencedor do Tour de France 1998, Marco Pantani acontecerão com a chegada em Rimini (cidade onde Pantani faleceu) e Cesenatico, cidade natal de Pantani, palco da largada da segunda etapa.
Assim como o Tour de France 2023, as três primeiras etapas começam fora da França para apenas na quarta etapa o Tour 2024 entrar em território francês. A expectativa é de uma concentração de etapas no sul da França justamente em função dos preparativos para os jogos olímpicos na região de Paris mais ao centro.
Chegada do Tour de France em Nice será histórica
Dezenas de etapas do Tour de France partiram ou chegaram em Nice, mas será a primeira vez na história que o Tour de France não terminará em Paris. Em 111 edições a prova sempre terminou em Paris. Os preparativos e a preocupação com ataques terroristas em função dos Jogos Olímpicos Paris 2024 é a grande motivação para as autoridades vetarem a chegada em Paris, cinco dias antes da abertura dos Jogos Olímpicos.
Olá, estou indo para Florença assistir a largada do Tour, nunca fui em um evento desse tipo.
Sabe me dizer o endereço exato? e se existe opção de compra de ingressos e horário da largada?
Desde já muito obrigada.
Oi Fernanda, é possível comprar ingressos VIP para a largada, mas usualmente não precisa, pois o pessoal se acomoda ao longo das vias. Os melhores locais são nas subidas, onde os ciclistas passam mais devagar ou na apresentação. Essas são as da primeira etapa:
Col de Valico Tre Faggi
Côte des Forche
Côte de Spinello
Côte de Barbotto
Côte de San Leo
Côte de Montemaggio
Côte de Saint-Marin