Oficial: Dura-Ace e Ultegra passam a ter 12 velocidades!

Luiz Papillon

A Shimano lançou oficialmente hoje os grupos Dura-Ace 9200 e Ultegra R8100. Confirmando o que especulamos ontem, a principal mudança é a adoção de 12 velocidades ao conjunto.

Mas as mudanças não ficam por ai, a comunicação entre o trocador e os câmbios passa a ser livre de cabos, os câmbios possuem uma velocidade de mudança mais rápida, novo medidor de potência e versão para freio a disco e ferradura.

Tempo de troca de marchas Shimano R9200 | Arte Shimano
Tempo de troca de marchas Shimano R9200 | Arte Shimano

Com olho no mercado de fabricantes de bicicletas, a Shimano deixou aberta a possibilidade de conectar o STI via cabo, aparentemente uma necessidade dos fabricantes de bicicletas elétricas que utilizem o conjunto motor da Shimano. A escolha para os câmbios foi uma bateria central interligada por cabos que em acordo com a marca, tem durabilidade de 1.000km.

 

DNA Shimano se mantém

Pedivela Dura Ace 12V FC-R9200
Pedivela Dura Ace 12V FC-R9200 | Foto Divulgação Shimano

Confesso que embora lindo o visual do antigo R9100 me parece mais bonito, o moderno, tem algo no R9200 que me lembra uma das naves de batalha de Star Wars. O leitor pode conferir a imagem e talvez diagnosticar que o editor é um psicopata como no teste de rorschach. Me surpreendi que a imagem que circulou a internet sobre o grupo que foi utilizado em junho no Baloise Belgium Tour, era de fato o R9200 apenas sem o grafismo. Ou seja era um segredo nem tão secreto assim.

Nave Star Wars Battlefront Tie Bomber | Disney
Nave Star Wars Battlefront Tie Bomber | Disney

Talvez mesmos seja o fato que a mecânica das bicicletas seja algo já bastante conhecido e difundido, e portanto para impressionar e se diferenciar nesse mundo da “alta costura” sobre pedais é preciso um pouco mais. Penso que a linha Ultegra e Dura Ace da Shimano sempre foram inovadoras e com um custo relativamente acessível ao ciclista. A linha eletrônica claro ainda é proibitiva para boa parte dos entusiastas, então quais são os apelos para lhe conquistar? No visual vemos cada vez mais plástico e menos partes em fibras de carbono. O antes quase vitalício processo de aço polido deu lugar a uma pintura preta.

 

Em termos de relação de marchas, o novo cassete de 12 velocidades trás duas opções, 11-30D e 11-34D, nada de dez dentes na estrada. O pedivela além das opções de braços que partem de 160mm, também oferece a medida 54-40D, ou seja tem um “volantão” mais pesado que o tradicional 53-39, seria essa escolha para compensar a catraca 10T da concorrência? O pedivela está disponível tanto na versão com potenciômetro acoplado como na sem potenciômetro.

Cambio Dianteiro Dura Ace R9250 | Foto Shimano
Cambio Dianteiro Dura Ace R9250 | Foto Shimano

O cambio dianteiro é visivelmente menor que o anterior, assim como traseiro parece ser mais “magro” ocupando menos espaço na visão frontal da bicicleta, e os números mostram isso, 96g de peso e espaço frontal 33% menor.

Já no sistema de freios, o que nas versões a ferradura é quase uma unanimidade entre os entusiastas dizer que o modelo Dura-Ace é o mais eficiente do mercado, no disco as coisas não eram bem assim. E por isso a Shimano trouxe da experiência no MTB e Gravel, pinças com curso menor permitindo uma melhor modulação nos freios. Assim a Shimano compartilhou duas peças com o grupo de MTB, os rotores para freio a disco e a corrente.

Ferradura Dura Ace Shimano R9200 | Foto Shimano
Ferradura Dura Ace Shimano R9200 | Foto Shimano

E no final vem a pergunta chave: Compensa o upgrade?

Claro cada entusiasta tem um bolso e seus boletos para pagar. Apesar do R9200 combinar com o lema escolhido pela empresa “Science of Speed” ou em tradução livre “Ciência da Velocidade”, acredito que o principal mercado do grupo será equipar as novas bicicletas topo de linha das mais variadas marcas.

Para o consumidor final a distribuidora exclusiva para o Brasil, a Bluecycle divulga como preço sugerido R$39.000,00 sem rodas para o grupo DuraAce R9200 e R$ 25.000 para o grupo Ultegra R8100.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Roglic soberbo vence em Lagos de Covadonga e assume a liderança da Vuelta!

O esloveno Primoz Roglic da Jumbo Visma fez uma apresentação de gala hoje na subida a Lagos de Covadonga! Roglic seguiu Bernal na penúltima montanha e na subida final deixou o colombiano para trás para vencer solo e reassumir a liderança da Vuelta 2021. Atrás Sepp Kuss fez um ótimo […]

leia também

Receba as novidades em seu e-mail