Primoz Roglic correrá pela Bora-Hansgrohe

A mega fusão de equipes WorldTour não deve acontecer, mas quem se deu bem durante as negociações foi a equipe Bora-Hansgrohe que conseguiu a liberação de Primoz-Roglic de seu último ano de contrato com a Jumbo-Visma.

 

Primoz Roglic | Velo Colection TDW Getty
Primoz Roglic | Velo Colection TDW Getty

A confirmação veio durante coletiva de imprensa com o proprietário e fundador da equipe, Ralph Denk confirmando:

Nós temos grande notícia para anunciar, os rumores que estão no ar nos últimos dias, nós podemos confirmar que Primoz Roglic irá juntar-se a nossa equipe, ao nosso projeto.”

Ralph Denk foi mais longe, confirmou que seu desejo de contar com Roglic não era novo. Quando Roglic havia trocado o salto de esqui pelo ciclismo com a equipe eslovena Adria Mobil, Denk chegou a sentar com Roglic e propor um contrato, mas Roglic tinha uma oferta maior de Richard Plugge na Jumbo-Visma.

Quando soube dos rumores de que a Jumbo-Visma estudava uma fusão, foi a chance que Denk esperava para ter um ciclista que realmente possa disputar o Tour de France para vencer. O contato veio ainda durante a Vuelta:

“Com Roglic não muito satisfeito  como as coisas correram na Vuelta, perguntei-lhe se estava aberto a conversar ao final da Vuelta, as coisas correram muito rapidamente e conseguimos ontem a assinatura final.”

Primoz Roglic, 80 vitórias profissionais e 4 grandes voltas

O esloveno de 33 anos deixa a equipe neerlandesa com um histórico de vitórias pra lá de impressionante. Roglic venceu três Vuelta e um Giro d’Italia, mas além disso acumula oitenta vitórias profissionais a maioria delas pela Jumbo-Visma onde competiu de 2016 a 2023. Como destaques:

  • Vuelta a Espanã: 2019, 2020, 2021
  • Giro d’Italia: 2023
  • Critérium du Dauphiné: 2022
  • Paris Nice: 2022
  • Tirreno Adriático: 2019, 2023
  • Volta ao País Basco: 2018, 2021
  • Tour da Romandia: 2018, 2019
  • Liege Bastogne Liege: 2020
  • Ouro nos Jogos Olímpicos no Contrarrelógio Individual: 2021

Equipe Bora-Hansgrohe pode sonhar alto

A equipe alemã Bora-Hansgrohe deteve 22 vitórias em 2023 sem um grande destaque. Sam Bennett não esteve muito bem, tanto que não teve seu contrato renovado e viu seu embalador assumir a posição de velocista no final da temporada. As vitórias no WorldTour vieram em etapas de fuga com Nico Denz, Lennard Kamna enquanto Jai Hindley venceu uma etapa no Tour. Não chega a ser um mal ano, mas longe dos anos de glória com Peter Sagan.

Cian Uijtdebroeks | Photo News

Roglic chega para dar o tom de líder da equipe. No final da Vuelta vimos cenas lamentáveis do russo AleksandrVlasov atacando com Nico Denz o promissor jovem belga Cian Uijtdebroeks na classificação geral. Vlasov de 27 anos chegou na Bora com status de possível líder, mas não conseguiu chegar ao pódio das grandes voltas, seu melhor resultado foi vencer o Tour da Romandia em 2022.

Dani Martinez e Sergio Higuita
Dani Martinez e Sergio Higuita

Para assessorar Roglic, a Bora conta ainda com Sergio Higuita, Max Schachmann e a importante chegada do colombiano Dani Martinez que pode tanto ser co-capitão como líder em provas alternadas com Roglic e Jay Hindlay, vencedor do Giro 2022 e vice em 2020.

One thought on “Primoz Roglic correrá pela Bora-Hansgrohe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Agência antidoping de olho na semalglutida, Ozempic

O  uso de medicamento para diabetes por pessoas saudáveis passou a preocupar a Agência Mundial Antidoping a WADA e entrou para lista de medicamentos monitorados.   Ozempic e doping A substância ainda não está proibida, mas preocupa a agência e por isso entrou na lista de substâncias monitoradas. Isso significa […]

Receba as novidades em seu e-mail