Agência antidoping de olho na semalglutida, Ozempic

Luiz Papillon

O  uso de medicamento para diabetes por pessoas saudáveis passou a preocupar a Agência Mundial Antidoping a WADA e entrou para lista de medicamentos monitorados.

 

Ozempic e doping

A substância ainda não está proibida, mas preocupa a agência e por isso entrou na lista de substâncias monitoradas. Isso significa que algumas confederações poderão adicionar a substância a listas específicas onde entenda-se que seu uso foi na intenção de obter vantagem ilegal. Nessa lista esteve o Tramadol por anos até que para 2024 passará a lista de proibições mas não impediu que a UCI banisse o resultado e punisse Nairo Quintana com a perda do sexto lugar no Tour de France de 2022.

Nairo Quintana tem o sexto lugar no Tour de France cassado por uso de analgésico

A semaglutida é um hormônio produzido naturalmente no intestino e cujos receptores ativam a sensação de saciedade , logo com menos fome os usuários perdem peso. O uso original da semaglutida é no tratamento endocrinológico para a diabetes. A notícia vem a tona logo quando a Anvisa liberou o uso do medicamento Mounjaro, que utiliza dois agonistas (ou seja dois hormônios com efeitos semelhantes), apresentando uma redução de peso ainda superior. O Mounjaro custa cerca de U$1.000 a embalagem de quatro doses, com uso para um mês enquanto o Ozempic é encontrado nas farmácias brasileiras por volta de R$900 a embalagem também para um mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Pogacar é tricampeão do Giro de Lombardia

Considerada a mais dura corrida de um dia do ano, o Giro da Lombardia tem dono! O canibal esloveno Tadej Pogacar venceu pela terceira vez consecutiva e daquele jeito, atacou na última subida, abriu na descida e ninguém mais chegou perto. Atrás, Andrea Bagioli foi segundo batendo no sprint Primoz […]

Receba as novidades em seu e-mail