Giro de Lombardia acontece neste sábado!

Chega ao fim a temporada 2022 de ciclismo profissional, duas provas encerram a temporada, a clássica Paris-Tours no domingo e o Giro de Lombardia neste sábado. Com a presença do campeão do Giro d’Italia Primoz Roglic e do bicampeão do Tour de 2020 e 21 Tadej Pogacar a Clássica das folhas mortas promete e muito.

 

Tadej Pogacar no Giro de Lombardia | Foto Divulgação
Tadej Pogacar no Giro de Lombardia | Foto Divulgação

O Giro de Lombardia tem transmissão pela DSports e GCN+, na plataforma da GCN+ a programação prevê transmissão das 04:55 até  12:55 deste sábado.

Giro de Lombardia – A Clássica das Folhas Mortas

Última das cinco monumentos do ciclismo (conheça mais sobre essas provas clicando aqui) o Giro de Lombardia ou Il Lombardia (“a Lombardia”) ou em português a Volta da Lombardia é conhecida como a Clássica das Folhas Mortas. Isso acontece devido a posição no calendário, já no rigoroso outono europeu onde as folhas caem. Disputada desde 1905, a prova sempre marcou o fim das competições de ciclismo na estrada.

Até 1961 a prova começou e terminou em Milão, principal cidade do norte italiano e com algumas variações a prova passou a largar de Bérgamo e chegar em Como.

Giro de Lombardia 2023 – Como a Bergamo

Em 2022 a chegada foi em Como, nesta edição os ciclistas largam de Como com destino a Bergamo. Os 238km de prova logo encaram a subida de Madonna del Ghisallo (Nossa Senhora de Ghisallo), padroeira dos ciclistas e local de repouso da bicicleta utilizada por alguns ciclistas católicos no momento de sua morte. Logo ao lado da igreja está o Museu de Ciclismo de Ghisallo que tornou-se um ponto turístico.

O percurso segue ao lado do lago di Como até  começarem as subidas, na sequência: Roncola, Berbenno e o Passo della Crocetta que podemos chamar de uma serra e finalmente o Passo di Ganda que deve servir de ataques mais inspirados, ainda a 40km do final. O último morrinho começa na marca de 230km de prova e deve ser a última chance de um ataque antes de Bergamo.

Subidas do dia:

  • Madonna del Ghisallo – 8.8km a 3.9%
  • Roncola – 7.5km a 7.3%
  • Berbenno – 6.9km a 5%
  • Passo della Crocetta – 11.6km a 5.8%
  • Zambla Alta – 9km a 3.3%
  • Passo di Ganda – 9.3km a 7.1%
  • Colle Aperto – 1.3km a 7.1%

 

Roglic se despede da Jumbo

Última prova da temporada para maioria dos ciclistas profissionais, o Giro da Lombardia tem como destaques Primoz Roglic, Tadej Pogacar e Remco Evenepoel. Roglic foi de longe o que mais apresentou performance na temporada, vencendo o Giro d’Italia enquanto Tadej Pogacar sucumbiu a Jonas Vingegaard no Tour e Remco abandonou o Giro com covid-19 e “pifou” na etapa rainha da Vuelta, que teve Sepp Kuss como campeão.

Primoz Roglic | Captura TV

Nas provas preparativas para o Giro de Lombardia, Roglic venceu o Giro dell”Emilia enquanto Ilan van Wilder a Tre Valli Varesine, Marc Hirschi a Coppa Sabatini e Sivakov o Giro della Toscana. Quem apareceu muito bem nessas provas foi o equatoriano Richard Carapaz copm dois segundos lugares. Pogacar foi discreto mas sempre entre os cinco primeiros. Já Evenepoel preferiu descanso e treino em altitude após a Vuelta.

Remco Evenepoel | Captura TV
Remco Evenepoel | Captura TV

Claro que será impossível não falar sobre a polêmica fusão entre Jumbo e Soudal que acabou azedando, mas não sem vítimas. Primoz Roglic e seu treinador assinaram por duas temporadas com a Bora-Hansgrohe que também trocará de bicicletas na próxima temporada, passando a correr com Ridley.

Primoz Roglic correrá pela Bora-Hansgrohe

 

 

One thought on “Giro de Lombardia acontece neste sábado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Primoz Roglic correrá pela Bora-Hansgrohe

A mega fusão de equipes WorldTour não deve acontecer, mas quem se deu bem durante as negociações foi a equipe Bora-Hansgrohe que conseguiu a liberação de Primoz-Roglic de seu último ano de contrato com a Jumbo-Visma.   A confirmação veio durante coletiva de imprensa com o proprietário e fundador da […]
Primoz Roglic | Velo Colection TDW Getty

Receba as novidades em seu e-mail