Australiano vence etapa, quebra jejum em final explosivo! Favorito Mads Pedersen foi segundo com Kaden Groves completando o pódio. Remco Evenepoel segue líder do Giro.

Giro d’Italia 2023 – Etapa 3 – Vasto a Melfi – 213km
Após as polêmicas sobre a etapa 2 onde Kaden Groves iniciou um movimento que resultou na queda de diversos ciclistas, dessa vez o Giro teve uma etapa mais tranquila, mas não menos emocionante. Thibaut Pinot conquistou a camisa de montanha enquanto Remco seguiu lutando pelas metas intermediárias de bônus com Roglic. Na chegada em rampa em um longo sprint o australiano Michael Matthews reencontrou a vitória. Muito emocionado declarou que chegou a duvidar que poderia continuar a ser um ciclista profissional:
“Isso é extremamente importante, estou sem palavras. Isso é mais do que eu poderia sonhar, não é apenas uma vitória é realmente especial. Todos os contratempos me fizeram duvidar se queria continuar a ser um ciclista, fiquei fora da bike por algumas semanas. Finalmente percebi que o ciclismo é meu esporte, meu hobby, meu objetivo e meu sonho. Eu não poderia desejar um emprego melhor, muitos teriam desistido há muito tempo em situação semelhante, mas não eu, eu continuo voltando.” disse Michael Matthews
O contexto dessa declaração envolve um jejum de quase 300 dias sem vencer. Matthews venceu no Tour de France de 2022 e depois foi segundo no GP do Québec e terceiro no mundial na Austrália. Teve de desistir da Paris-Nice por covid-19 e encarou uma baixa na performance desde então.
Pela classificação geral, Remco Evenepoel segue com a maglia rosa de líder com 32s de vantagem sobre o português João Almeida. Jonathan Milan é o melhor por pontos e Thibaut Pinot o melhor escalador. Remco acumula ainda a camisa de melhor jovem, vestida na quarta etapa por Almeida, já que ambos tem menos de 25 anos de idade.
Classificação do Giro d’Italia 2023
Results powered by FirstCycling.com