No dia da primeira etapa séria de montanha no Giro, a vitória ficou com a fuga para o francês de 27 anos Aurlelién Paret-Peintre que bateu Andreas Leknessund na chegada. Leknessund que era o mais bem colocado na fuga também assumiu a liderança do Giro enquanto Toms Skukins foi o terceiro colocado.
Giro d’Italia 2023 – Etapa 4 – Venosa a Lago Laceno – 175km
Após uma etapa explosiva com vitória de Michael Matthews o Giro 2023 encarou a primeira etapa de subida. A etapa partiu de Venosa na largada mais ao sul da Itália nesta edição com destino a aldeia de Laceno uma estação de esqui num parque natural.
A fuga do dia levou um tempo a ser formada até que sete ciclistas escaparam a menos de 100km do final. A fuga conseguiu chegar na última subida do dia a Colle Molella com boa vantagem e a expectativa de disputa entre fuga e pelote começou a pender pela fuga. No grupo o norueguês Andreas Leknessund era o líder virtual a 5km do final.
Na escalada Andreas Leknessund (DSM) escapou com Aurélien Paret-Peintre(Ag2r) e foram juntos até a chegada para decidir o vencedor da etpaa. Aurélien venceu pela Ag2r e Andreas foi segundo assumindo a maglia rosa.
Pela classificação geral, Andreas Leknessund assumiu a maglia rosa de líder a frente de Remco Evenepoel. Jonathan Milan é o melhor por pontos e Thibaut Pinot segue o melhor escalador. Leknessund acumula ainda a camisa de melhor jovem, vestida na quinta etapa por Evenepoel, já que ambos tem menos de 25 anos de idade.
Classificação do Giro d’Italia 2023
Results powered by FirstCycling.com