Hoje saíram imagens e alguns reviews da nova Diverge STR e o novo sistema de suspensão future shock traseiro chamou atenção do mundo da bicicleta.
Novo sistema de suspensão traseira Future Shock
Tecnicamente esse sistema funciona com dois canotes, onde um canote intermediário (chamado de canote do quadro) é conectado ao tubo superior (top tube) por um amortecedor hidráulico que permite 30mm de deslocamento.
O canote “tradicional” por sua vez é também inovado com duas posições, suave e firme e em nove versões para o peso de cada ciclista em função do tamanho do quadro, partindo de 50kg até 125kg (na imagem o canote FP2 que suporta até 100kg de peso). O quadro completo com o sistema future schock pesa 1100g e promete uma pedalada muito mais suave no terreno gravel.
Nova Diverge STR tem aumento de preço em relação a versão anterior
Mantendo a já conhecida suspensão dianteira Future Shock 2.0 com 20mm de curso, a nova Diverge STR trás na suspensão traseira sua grande novidade. Essa maior capacidade de absorção de impactos vai em encontro a necessidade do ciclista “graveleiro” em utilizar a bicicleta em estradas e trilhas cada vez mais duras.
A geometria foi praticamente mantida em relação a versão anterior da Diverge com apenas algumas pequenas mudanças como a altura do movimento central diminuindo em 5mm mas descendo os mesmos 5mm. A única mudança mais significativa foi no ângulo do tubo do selim que é mais vertical justamente para absorver as mudanças provocadas pela adição da suspensão traseira.
O site brasileiro da Specialized indica o preço do modelo Expert em R$61.490 (aumento de R$7.500) e o modelo S-Works em R$119.900 (um aumento de R$12.000 em relação ao modelo anterior, ainda disponível no site).
Ambas bicicletas vem com sistema de uma coroa dianteira, na versão S-Works com grupo wireless Sram Red eTap Axs, relação 40D dianteira e 10-50D traseira, Swat integrado (porta objetos) e pneus 700×42 montados em rodas Roval Terra CLX com aros de 25mm de largura e 32mm de profundidade. Já na versão expert o grupo é o Sram Rival eTap AXS e a relação 40D dianteira e 11-50D traseira, com pneus 700×42 montados em rodas Roval Terra C também com 25mm de largura e 32mm de altura.