Por dentro da nova suspensão traseira para gravel!

Luiz Papillon

Hoje saíram imagens e alguns reviews da nova Diverge STR e o novo sistema de suspensão future shock traseiro chamou atenção do mundo da bicicleta.

Nova Suspensão traseira Diverge STR | Foto Specialized
Nova Suspensão traseira Diverge STR | Foto Specialized

Novo sistema de suspensão traseira Future Shock

Tecnicamente esse sistema funciona com dois canotes, onde um canote intermediário (chamado de canote do quadro) é conectado ao tubo superior (top tube) por um amortecedor hidráulico que permite 30mm de deslocamento.

O canote “tradicional” por sua vez é também inovado com duas posições, suave e firme e em nove versões para o peso de cada ciclista em função do tamanho do quadro, partindo de 50kg até 125kg (na imagem o canote FP2 que suporta até 100kg de peso). O quadro completo com o sistema future schock pesa 1100g e promete uma pedalada muito mais suave no terreno gravel.

Nova Diverge STR tem aumento de preço em relação a versão anterior

Mantendo a já conhecida suspensão dianteira Future Shock 2.0 com 20mm de curso, a nova Diverge STR trás na suspensão traseira sua grande novidade. Essa maior capacidade de absorção de impactos vai em encontro a necessidade do ciclista “graveleiro” em utilizar a bicicleta em estradas e trilhas cada vez mais duras.

A geometria foi praticamente mantida em relação a versão anterior da Diverge com apenas algumas pequenas mudanças como a altura do movimento central diminuindo em 5mm mas descendo os mesmos 5mm. A única mudança mais significativa foi no ângulo do tubo do selim que é mais vertical justamente para absorver as mudanças provocadas pela adição da suspensão traseira.

O site brasileiro da Specialized indica o preço do modelo Expert em R$61.490 (aumento de R$7.500) e o modelo S-Works em R$119.900 (um aumento de R$12.000 em relação ao modelo anterior, ainda disponível no site).

Ambas bicicletas vem com sistema de uma coroa dianteira, na versão S-Works com grupo wireless Sram Red eTap Axs, relação 40D dianteira e 10-50D traseira, Swat integrado (porta objetos) e pneus 700×42 montados em rodas Roval Terra CLX com aros de 25mm de largura e 32mm de profundidade. Já na versão expert o grupo é o Sram Rival eTap AXS e a relação 40D dianteira e 11-50D traseira, com pneus 700×42 montados em rodas Roval Terra C também com 25mm de largura e 32mm de altura.

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