Doping: Ciclista de MTB Guilherme Muller é suspenso provisoriamente

O ciclista de MTB Guilherme Gotardello Muller foi suspenso provisoriamente pela UCI por violação do passaporte biológico. A equipe Audax pela qual corria, informou que, apesar de confiar na inocência do ciclista, encerrou seu contrato.

Guilherme Muller | Foto Audaxbike

A União Ciclistica Internacional, incluiu Guilherme Muller na última lista de atletas suspensos provisoriamente por violação do passaporte biológico. Em acordo com o comunicado emitido pela equipe Audax Bike.

Ciclista teria ficado anêmico em função de hemorroida

Guilherme teria sofrido com hemorroida no período de fevereiro de 2022 a junho de 2022, seguido de uma cirurgia para correção do problema. Ainda segundo a equipe, teria sido esse o motivo pelo qual os parâmetros sanguíneos de Guilherme sofreram alterações. A Agência Mundial Antidoping (WADA) monitora o passaporte biológico de atletas elite e divulgou no seu último boletim a inclusão de Guilherme na listagem.

Em 2018 o ciclista de estrada Roberto Pinheiro, foi suspenso pelo mesmo motivo, Betinho havia sido internado durante tratamento de rabdomiólise e nesse período foi identificada anomalia no passaporte biológico.

Em mensagem via rede social, Guilherme relatou todo o caso, alegou inocência e publicou documentos acerca de sua anemia em decorrência do sangramento. A defesa junto a UCI e Wada é feita pelo advogado Marcelo Franklin, especialista em doping esportivo.

Vale destacar, o atleta divulgou publicamente todos os seus exames e prontuários médicos online, sempre no intuito de provar sua inocência.

Atletas devem informar para Agência Antidopagem eventuais doenças

A TUE ou Autorização para Uso Terapeutico é uma forma do atleta informar para Agência Antidoping uma condição de saúde prejudicada que possa necessitar o uso de medicamentos ou procedimentos proibidos no esporte. Seu uso poderia ter ajudado Guilherme a indicar para UCI sua situação e assim de forma prévia notificar a anemia que sofreu.

6 thoughts on “Doping: Ciclista de MTB Guilherme Muller é suspenso provisoriamente

  1. Qualquer procedimento médico ,que usa alguma substância ilícitas,deve ser informado a Wada ,ou os órgãos responsáveis pelo exame antidoping ,para não chegar nessas situações mencionado na reportagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Ciclocross: Presidente da UCI inconformado com escolha de ciclistas.

O inchaço de provas na Copa do Mundo de Ciclocross causou um efeito de fuga dos ciclistas das prova que deveriam ser a cereja do bolo do calendário, e isso deixou o presidente da UCI, David Lappartient furioso. Em declaração ao site francês DirectVelo, Lappartient foi longe demais: “Se um […]

Receba as novidades em seu e-mail