Yates vence contrarrelógio mas Van der Poel se defende e mantém maglia rosa!

Luiz Papillon

O britânico Simon Yates da equipe BikeExchange venceu o contrarrelogio individual em Budapest pela segunda etapa do Giro 2022. Mathieu van der Poel defendeu a liderança com um excelente segundo lugar. Tom Dumoulin que venceu o Giro em 2017 completou o pódio para festa neerlandesa na Hungria.

Giro d’Italia 2022 – Etapa 2 – Budapeste – 9.2km

Um país e uma cidade de longa história, Budapeste cuja praça dos Heróis foi construída em 1896 para comemorar o 1000º aniversário da Hungria com o arcanjo Gabriel no topo da coluna central. A cidade que é a soma de duas regiões separadas pelo rio Danubio (Buda e Peste). De um lado a planície de Peste e do outro as colinas onde está o palácio de Buda. Para mostrar ao mundo essa beleza os organizadores fizeram a largada em Peste e a chegada em Buda após uma subida de 1300m e um início com 14% de inclinação. Esse trecho final daria uma possibilidade grande para ciclistas fortes como Van der Poel.

Canyon Speedmax CFR TT de Van der Poel | Foto Canyon Bikes
Canyon Speedmax CFR TT de Van der Poel | Foto Canyon Bikes

A expectativa claro ficou para a possibilidade de manutenção da camisa rosa por Mathieu van der Poel que venceu a etapa de abertura ontem. Com apenas 06 segundos de vantagem para Pello Bilbao e 10 para Wilco Kelderman, seria um trabalho bastante duro para o neerlandês de 27 anos. Talvez um dos favoritos menos cotados para o Giro seja Tom Dumoulin, o vencedor do Giro e do mundial de contrarrelógio individual em 2017, chegou quase como azarão. Dumoulin passou por uma depressão, chegou anunciar o afastamento do ciclismo profissional e retornando neste ano com performances discretas. Mas agora a confiança parecia em alta, a ponto de comentar com Van der Poel:

“Mathieu e eu rimos pelo caminho, sexta você pega a rosa, sábado é minha vez” Tom Dumoulin

O alemão Lennard Kamna da Bora foi o primeiro a marcar um tempo mais sério com média de 45,557km/h, deixando o italiano Edoardo Affini e o neerlandês Thymen Arensman para trás. Com a performance de Matteo Sobrero a disputa pela vitória começou e o tempo logo foi batido por Tom Dumoulin, mas quem voou foi Simon Yates com 46,648km/h batendo Tom Dumoulin por cinco segundos. A medida que os favoritos passavam pela meta, nenhum chegava perto de Yates, restava apenas Mathieu van der Poel.

Van der Poel passou no ponto de medição intermediário com três segundos de desvantagem para Yates, sua luta seria pela vitória ou para manter a liderança? Ao final, Van der Poel chegou em segundo mantendo a maglia rosa e a vitória ficou com Simon Yates e o pódio foi completado por Tom Dumoulin.

Análise: Yates e Dumoulin entram para o jogo

O resultado do contrarrelógio colocou Simon Yates e Tom Dumoulin na prateleira dos favoritos pelo Giro. Entre os favoritos Richard Carapaz ficou 28 segundos atrás de Yates na etapa. Entre os principais favoritos ao título a classificação fica:

  • 0:00 Yates
  • 0:05 Dumoulin
  • 0:13 Kelderman
  • 0:17 Tobias Foss
  • 0:18 Pello Bilbao e João Almeida
  • 0:19 Nibali
  • 0:24 Romain Bardet e Richard Carapaz
  • 0:33 Mikel Landa
  • 0:41 Valverde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Tom Pidcock vence etapa de Albstadt da Copa do Mundo de MTB

O britânico Tom Pidcock venceu a etapa de Albstadt da Copa do Mundo de MTB. No feminino o Rebecca McConnell dominou o final de semana e venceu novamente enquanto o destaque entre os brasileiros foi Gustavo Xavier, segundo colocado no Sub23. Copa do Mundo de MTB – Etapa de Albstadt […]

Receba as novidades em seu e-mail