Pizza de chuchu? Giro d’Italia termina sem grandes ataques

Luiz Papillon

O Giro d’Italia 2022 terminou neste domingo com o australiano Jai Hindley como grande vencedor. Mas nem tudo foram flores, o abandono de alguns favoritos e a falta de ataques foi sentida.

Pódio Final do Giro | Foto Getty / RCS
Pódio Final do Giro | Foto Getty / RCS

Entre destaques positivos destacamos Biniam Girmay, Mathieu Van der Poel e Arnaud Démare. Girmay tornou-se o primeiro negro africano a vencer uma etapa de Grande Volta, isso tem um significado muito grande ainda mais com a confirmação do campeonato mundial de ciclismo no continente africano para 2025. Contudo uma rolha de espumante abreviou a performance da grande sensação do Giro 2022.

Classificação Geral, gosto de torta de chuchu

Na disputa pela classificação geral, o fã do ciclismo não viu grandes ataques e mais uma luta por sobrevivência, a quantidade descomunal de subidas nas últimas etapas acabou por segurar os ímpetos dos ciclistas. As baixas de Romain Bardet, Miguel Angel López e João Almeida acabaram por tirar o brilho da disputa do Giro. Além deles, podemos dizer que a maioria das equipes não colocou sequer o segundo time no Giro. A Jumbo guardou seus melhores ciclistas para o Tour de France enquanto a Ineos fragilizada pelo acidente de Egan Bernal mandou um grupo com um foco: Ganhar o Giro, e perdeu.

Mesmo sem ter vencido o Giro, a Bahrain teve um destaque grande nas etapas, seja com Mikel Landa e Pello Bilbao sempre na disputa ou com a vitória de Santiago Buitrago. A diferença de nove minutos de Vincenzo Nibali, quarto colocado para Jai Hindley vencedor do Giro mostra um vazio que normalmente seria preenchido seja pelos nomes que abandonaram, seja por surpresas. Mas não foi o que aconteceu, assim destaco obviamente Jai Hindley e a presença de Jan Hirt da Intermarché no Top10.

Vincenzo Nibali foi homenageado no Giro e recebeu um troféu como melhor italiano na disputa, o veterano anunciou na etapa que terminou em Messina, sua cidade natal, que se despede do ciclismo ao final da temporada. Um destaque de superação foi Domenico Pozzovivo, que após sofrer um terrível acidente que precisou de dezesseis cirurgias corretivas, estar desempregado pelo fim da equipe Qhubeka, o italiano de 39 anos conseguiu chegar entre os dez melhores do Giro.

Velocistas no Giro 2022: Arnaud Démare reinou

E se a mão dos organizadores pesou nesse ponto, acabou por afastar os velocistas e essa opção acabou por premiar a única equipe que foi para o Giro com foco nas chegadas em massa: A Groupama FDJ de Arnaud Démare.

Arnaud Démare vence no Giro | Foto: Photo Finish - Tissot
Arnaud Démare vence no Giro | Foto: Photo Finish – Tissot

Ainda assim, a própria Groupama sozinha não conseguiria controlar as fugas, dando oportunidade para as vitórias isoladas de Thomas De Gendt e Stefano Oldani. A outra equipe de velocistas era a Quick-Step, mas o abandono do melhor embalador da equipe, Michael Morkov tirou a equipe dos holofotes. Pela UAE o colombiano Fernando Gaviria fez um Giro com vários pódios mas sem o brilho do passado.

Melhor Velocista do Giro: Arnaud Démare e por muito.

 

Ciclistas Clássicos: Biniam Girmay e Van der Poel deram o show

Mathieu Van der Poel começou o Giro vencendo um contrarrelógio individual, é certo que a disputa tinha subida e a performance do neerlandês foi pra lá de especial, embora muitos críticos tenham dito que a etapa foi “desenhada” para ele. Mas a performance de Van der Poel não ficou por ai, Van der Poel esteve sempre muito ativo nas etapas, buscando fuga e quando não conseguia, passava nas montanhas interagindo com os fãs. Dizem alguns que o cachê pago pela organizadora do Giro para contar com a presença de Van der Poel foi bastante generoso. Já Girmay do alto de seus 22 anos mostrou muita força e levou os fãs do ciclismo a loucura com sua vitória em Pescara, mas na comemoração… Uma rolha no olho tirou o ciclista das duas últimas semanas do Giro.

Biniam Girmay é atingido por rolha | Foto Reprodução
Biniam Girmay é atingido por rolha | Foto Reprodução RAI

Melhor Ciclista Clássico do Giro: Mathieu van der Poel.

Os jovens no Giro, 10 dias de rosa para Juan Pedro López

Aos 24 anos, o espanhol Juan Pedro López ainda não venceu uma etapa ou prova, mas conquistou não só o título de melhor jovem do Giro como também usou a maglia rosa de líder por dez dias. O modo como López e a Trek se esforçaram para esticar ao máximo a defesa da camisa mostrou sobretudo respeito pela prova. Outro jovem destaque foi o colombiano Santiago Buitrago que começou a carreira na fundação Esteban Chaves e o desempenho na Vuelta a Colômbia o levou para Itália onde competiu pela Cinelli e posteriormente pela equipe de desenvolvimento Bahrain. Buitrago além de ajudar a Mikel Landa e Pello Bilbao, conseguiu um segundo  lugar e uma vitória. Entre os velocistas o jovem Alberto Dainese venceu uma etapa batendo alguns dos principais velocistas do mundo e sem ter um trem de embalada de primeira.

Juan Pedro López | Foto CorVos
Juan Pedro López | Foto CorVos

Melhores Jovens do Giro: Juan Pedro López e Santiago Buitrago

 

Grupo Discovery adquiriu os direitos de transmissão do Giro d’Italia

Para o público brasileiro as dificuldades começaram com a troca da emissora que transmitiu a prova. A transmissão ficou por conta do DSports, novo canal do grupo Discovery que comprou os direitos do Giro, como o canal ainda não está disponível na maioria dos pacotes por assinatura, alguns internautas foram até as contas pessoais do narrador e comentarista da ESPN com muitas agressões, como se eles tivessem algum poder de mudar ou interferir nisso. A parte boa é que a chegada do novo canal abre perspectiva para termos mais transmissões, que no Giro ficaram a cargo de Sidney White na narração e Leandro Bittar nos comentários.

Giro no DSports | Foto Sidney White
Giro no DSports | Foto Sidney White

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Critérium du Dauphiné começa neste domingo!

Wout van Aert e Primoz Roglic são algumas das estrelas que disputarão a partir de domingo a prova que é preparativa para o Tour de France, confira onde assistir e quais os favoritos. A medida que o verão se aproxima no hemisfério norte, a temporada de ciclismo entra em seu […]

Receba as novidades em seu e-mail