Primoz Roglic é campeão do Dauphiné 2022 em dobradinha da Jumbo Visma

Luiz Papillon

O esloveno Primoz Roglic venceu o Critérium du Dauphiné 2022. Com uma performance assustadora na subida a Jumbo Visma atropelou a fuga e colocou um ritmo “de outro planeta” para vitória de Jonas VIngegaard e a confirmação do título de Primoz Roglic. Atrás o australiano Ben O’Connor da Ag2r fez uma excelente prova completando o pódio.

 

Critérium du Dauphiné 2022 – Etapa 8 – Saint-Alban-Leysse ao Plateau de Salaison – 138.8km

Para encerrar o Critérium du Dauphiné 2022, a etapa 8 largou de de Saint-Alban-Leysse, uma cidade no Departamento da Savoia que alia a presença das montanhas e do dinamismo da área de Chambery e chegada no Plateau de Solaison, uma estação de esqui no inverno e que atrai ciclistas e amantes da vida natural no verão.

A fuga do dia teve treze ciclistas, com destaque para Pierre Rolland (B&B Hotels), Michael Storer (Groupama) e Jan Hirt (Intermarché).  O pelote manteve o controle da vantagem o tempo todo, entrando nos 40km com apenas 2:15 para fuga. Após a passagem pela Col de la Colombière a vantagem já baixava de 1:30 para os seis ciclistas que restavam da fuga.

A subida final ao Plateau de Solaison com 11.4km e 8.9% de inclinação seria o grande desafio do dia. O interesse do pelote na vitória fez da perseguição a fuga uma meta e durante o início da escalada, o checo Jan Hirt tentou um ataque enquanto o pelote trabalhava. Na ponta Hirt foi alcançado por Michael Storer e George Bennett. Atrás a Jumbo armava o bote com Kruijswijk acelerando para então deixar com Roglic e Vingegaard a liderança da prova.

Vingegaard e Roglic logo abriram vantagem para Ben O’Connor que seguia a vinte segundos enquanto Jack Haig e Esteban Chaves já ficavam a 50 segundos, o quilômetro final seria de comemoração para Vingegaard e Roglic. Atrás o australiano Ben O’Connor da Ag2r fez uma excelente prova completando o pódio.

Ao final do Dauphiné 2022 os campeões foram:

  • Primoz Roglic – Jumbo Visma – Classificação Geral
  • Wout Van Aert – Jumbo Visma – Classificão por Pontos
  • Pierre Rolland – B&B Hotels – Rei da Montanha
  • Tobias Halland Johannessen – Uno X -Melhor Jovem
  • Jumbo Visma – Melhor Equipe

Classificação do Critérium du Dauphiné 2022

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Loana Lecomte e Mathias Fluckiger vencem na Copa do Mundo de XCO

A etapa 4 da Copa do mundo de MTB aconteceu em Leogang na Áustria. Com a disputa de XCC na sexta feira e da elite do XCO neste domingo os grandes vitoriosos do final de semana foram a francesa Loana Lecomte e o suíço Mathias Fluckiger que venceram tanto a […]
Loana Lecomte | Foto Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Receba as novidades em seu e-mail