Critérium du Dauphiné começa neste domingo!

Wout van Aert e Primoz Roglic são algumas das estrelas que disputarão a partir de domingo a prova que é preparativa para o Tour de France, confira onde assistir e quais os favoritos.

Ciclistas no Critérium du Dauphiné 2021 - Foto ASO / Fabien Boukla
Ciclistas no Critérium du Dauphiné 2021 – Foto ASO / Fabien Boukla

A medida que o verão se aproxima no hemisfério norte, a temporada de ciclismo entra em seu período mais esperado, a época do Tour de France. Abrindo os trabalhos em preparação a prova de maior audiência no ciclismo está o Critérium du Dauphiné. A tradicional prova serve como medidor de forças para o Tour de France, entre 2010 e 2018 a equipe Sky acumulou seis vitórias, sendo três com Froome. Contudo as últimas edições foram vencidas por ciclistas “nem tão favoritos”, Jakob Fuglsang em 2019 e Richie Porte em 2021.

O Retorno do Ciclismo na ESPN

O Critérium du Dauphiné marca o retorno do Ciclismo a ESPN, nesta temporada a emissora do grupo Disney perdeu a transmissão de provas do grupo italiano RCS para a Discovery que passou a transmitir para o Brasil pelo canal DSports. A programação da ESPN traz o ciclismo ao vivo na ESPN3 às 8h de domingo e reprise às 19h. A partir de segunda feira a prova será exibida a partir das 9h55.

Favoritos ao Critérium du Dauphiné 2022

Se até o ano passado a Ineos figurava como favorita, este ano os ventos sopram de modo diferente. A Ineos perdeu Egan Bernal que se recupera de gravíssimo acidente e terá no britânico Ethan Hayter a grande esperança de vitória. Pela Jumbo Visma, a escalação vem com Primoz Roglic que neste ano venceu a Paris-Nice e correu apenas 18 dias, em seu suporte Steven Kruijswick, Christophe Laporte, Denis Rohan e Wout van Aert que disputou apenas 14 dias de prova na temporada. Isso marca uma mudança na equipe neerlandesa, já que nos últimos anos, Roglic chegava ao Tour de France com cerca de 40 dias de prova.

Primoz Roglic | Foto A.S.O.
Primoz Roglic | Foto A.S.O.

Wilco Kelderman que fez um Giro discreto pela Bora, mas foi fundamental para a vitória de Jai Hindley será líder assim como o espanhol Pello Bilbao pela Bahrein.  Outro capitão espanhol será Enric Mas pela Movistar. A Groupama que fez um excelente Giro pensando na camisa por pontos, agora muda o tom e tem David Gaudu como capitão. A equipe bicampeã do Tour de France, a UAE Team Emirates leva o espanhol Juan Ayuso e o estadunidense Bandon McNulty.

Ayuso deve disputar a camisa de jovem com o norueguês Tobias Halland da Uno-X. Na outra mão, Chris Froome três vezes campeão do Dauphiné que vinha se arrastando nas provas desde o terrível acidente no próprio Dauphiné em 2019, vem de uma performance boa na clássica Mercan’Tour.

Primoz Roglic, Ethan Hayter

Wilco Kelderman, Brandon McNulty e David Gaudu

Enric Mas, Juan Ayuso e Pello Bilbao.

Destaque também para David Gaudu da Groupama FDJ tendo a liderança da equipe. Já para a disputa por pontos o nome é Wout van Aert que pode ser acompanhado por Valentin Madouas.

Região de Disputa do Dauphiné

A prova será transmitida para o Brasil pela ESPN (horários no final do texto). Em português a região do Dauphiné é traduzida como Delfinado, uma das províncias da França (até 1790) e que atualmente corresponde aos departamentos de Isere, Drôme e Hautes-Alpes, no sudeste francês. Porém como a transmissão oficial da prova adota o nome original, aqui no pelote manteremos a nomenclatura comercial Criterium du Dauphiné.

Mapa do Critérium du Dauphiné 2021 | Pelote Ciclismo
Mapa do Critérium du Dauphiné 2021 | Arte: ASO

Le Dauphiné Libéré criou a prova em 1947

O Dauphiné existe dessde 1947, criado pelo jornal Dauphiné Libéré, porém em dois anos a prova não aconteceu, 1967 e 1968 e em 1969 foi  fundido com o Circuito das Seis Provincias Dauphoné, e de 1969 a 2009 a organização foi dividida entre o jornal e a ASO, em 2010 o jornal cedeu toda responsabilidade para a ASO que passou a organizar então as três maiores competições ciclísticas da França, o Tour de France, Paris Roubaix e o Criterium du Dauphiné.

le_dauphine_libere

Dentre os ciclistas em atividade apenas Thomas, Froome, Valverde e Flugsang venceram a prova. Froome e Flugsang estarão na edição 2019. Froome é ao lado de Hinualt, Mottet, Ocaña e Lauredi recordista com três vitórias na disputa.

 

Todas etapas do Dauphiné

Com oito etapas, o Critérium du Dauphiné 2019 percorrerá 1205,2km. A transmissão para o Brasil será pela ESPN no canal ESPN 2 e pela internet no WatchESPN.

  • Etapa 1, 05/06 – LA Voulte-Sur Rhône a Beauchastel – 191,8km
  • Etapa 2, 06/06 – Saint-Péray a Brives-Charensac – 169,8km
  • Etapa 3, 07/06 – Saint-Paulien a Chastreix-Sancy – 164km
  • Etapa 4, 08/06 – Montbrison a La Bâtie d’Urfé – 31,9km (Contra Relógio Individual)
  • Etapa 5, 09/06 – Thizy-les-Bourgs a Chaintré – 162,3km
  • Etapa 6, 10/06 – Rives a Gap – 196,4km
  • Etapa 7, 11/06 – Saint-Chafrey a Vaujany – 134,8km
  • Etapa 8, 12/06 – Saint-Alban-Leysse a Plateau de Solaison – 139,2km

 

22 Equipes e 154 ciclistas

Estarão presentes 22 equipes com sete ciclistas cada totalizando 154 ciclistas. Além das equipes do circuito mundial o WorldTour, estarão presentes as equipes ProTeam Arkea Samsic, segundacolocada no ranking 2020 da segunda divisão do ciclismo e as equipes convidadas: Total Energies e B&B hotels p/b KTM.

Organizada pela A.S.O. mesma organizadora do Tour de France, o Critériun du Dauphiné segue as mesmas formas de classificação do Tour. As camisas de líder de prova são:

 

Sistema de Classificação

A história das camisas do Tour de France você pode conferir clicando aqui.

Os três primeiros colocados de cada etapa (exceto contra relógio) receberão bônus de tempo de 10″, 6″e 4″ para fins de classificação geral. Para cada meta de sprint intermediário serão dados 3″, 2″e 1″ de bônus no tempo da classificação geral.

O tempo limite para conclusão das etapas será:

Etapa 1, 2, 3 e 5: 10% do vencedor

Etapa 4 (Contra relógio por equipes): 30% do vencedor

Etapa 6,7 e 8 : 15%

Em caso de empate na classificação geral ou de jovens até 25 anos, o desempate será dado pelas frações de segundo no tempo do contra relógio.

Para a classificação por pontos o sistema de pontuação segue a tabela abaixo, sendo que o eventual desempate se dá pelo número de primeiros lugares, sprints intermediários e por fim o tempo na classificação geral.

O sistema de pontuação para camisa de montanha segue o esquema abaixo sendo que o eventual desempate se dá pela grandeza dos resultados, ou seja número de primeiros lugares em montanha HC, depois 1, 2, 3, 4 e por fim caso tudo fique empatado o tempo na classificação geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Tom Dumoulin se aposenta ao final da temporada

O ciclista neerlandês da equipe Jumbo Visma anunciou nesta manhã que deixa o ciclismo de competição ao final da temporada. Dumoulin que venceu o Giro d’Italia em 2018 enfrentou depressão que já o afastou do ciclismo no ano passado. Agora Dumoulin promete foco no campeonato mundial de contrarrelógio na Austrália. […]

Receba as novidades em seu e-mail