Em dia de vitória da fuga no Giro d’Italia na escalada do Monte Etna a vitória ficou para o alemão Lennard Kamna da Bora Hansgrohe. Kamna estava na fuga do dia e venceu após perseguir o espanhol Juan Pedro López da Trek que ficou em segundo lugar, o jovem espanhol da Trek agora assume a maglia rosa. O estoniano Rein Taaramae da Intermarché completou o pódio.
Giro d’Italia 2022 – Etapa 4 – Avola ao Monte Etna – 172km
Após três etapas na Hungria, o Giro d’Italia 2022 desembarcou na Sicília para uma etapa explosiva. A largada foi na cidade de Avola na província de Siracusa que dá o nome a uma das uvas mais famosas da região a Nero d’Avola, caracterizada por produzir vinhos intensos e frutados. O destino da etapa foi o Monte Etna, com o vulcão que leva o mesmo nome, um dos mais ativos do mundo cujo nome significa “Eu Queimo”. O Etna entrou em erupção pela última vez em fevereiro deste ano. A prova não chegou ao cume do Vulcão, mas atingiu incríveis 1895m de altitude após uma escalada de 22.9km a 6% de inclinação.
Miguel Ángel López abandona o Giro
Logo após a largada uma queda envolveu uma série de favoritos entre eles Simon Yates (BikeExchange), Alejandro Valverde (Movistar) e Miguel Angel López (Astana). Pior para o colombiano que mesmo com atendimento optou para abandonar a prova. Assim a equipe Astana perde um de seus líderes, ficando o veterano Vincenzo Nibali como principal nome da equipe cazaque.
Na frente uma fuga numerosa com quatorze ciclistas conseguiu imprimir um ritmo forte e obter grande vantagem, ultrapassando os onze minutos. Entre os escapados, o belga Mauri Vansevenant tinha a menos desvantagem para a camisa rosa seguido por Valerio Conti e Davide Villella. Nos primeiros patamares da subida, ainda fora do trecho categorizado, a vantagem da fuga havia reduzido para seis minutos. O italiano Stefano Oldani (Alpecin Fenix) atacou restando 28 km para o final e abriu quase um minuto de vantagem, atrás no pelote quem sobrou foi o maglia rosa Mathieu van der Poel (Alpecin Fenix).
Escalada ao Monte Etna
Após a meta de sprint intermediário em Biancavilla começou a escalada categorizada, perseguia Oladani com seis ciclistas a quarenta segundos, entre eles Lennard Kamna (Bora Hansgrohe) e Mauri Vansevenant (Quick Step) e JuanPedro López (Trek Segafredo). O espanhol de 24 anos da Trek então atacou e logo assumiu a liderança.
Atrás na escalada Tom Dumoulin, líder teórico da Jumbo Visma sobrava do pelote. Na frente, Lennard Kamna atacou e passou a perseguir Juan López antes que a vantagem do espanhol se tornasse inalcançável. Kamna então virtual líder alcançou López e seguiram ambos para a chegada onde Lennard Kamna venceu enquanto Juan Pedro López foi o segundo e assumiu a Maglia Rosa de líder do Giro d’Italia 2022. Atrás, Rein Taaramae competou o pódio em terceiro pela Intermarché.
Entre os favoritos, Yates está 1:42 atrás de López seguido por Mauri Vansevenant e Wilco Kelderman. Pello Bilbao vem a dois minutos empatado com o português João Almeida com pouca vantagem para Richie Porte e Romain Bardet. Carapaz e MiKel Landa estão a 2:15 do líder.
Classificação da Etapa 4 do Giro d’Italia:
O site PELOTE esta dando show com as informações do GIRO. O site do GIRO é muito ruim. Entendo que todos tem que vender espaço publicitário mas o GIRO esta um exagero. Parabéns pelo trabalho do PELOTE.
Obrigado Antônio!
Esperei maio chegar e não consigo assistir o Giro. Tristeza, bola fora da ESPN.
É uma pena, mas a negociação foi da Discovery que comprou os direitos, não necessariamente da ESPN.