O homem fuga, o belga Thomas De Gendt venceu hoje no Tour de France. Na fuga desde os quilômetros iniciais da etapa, De Gendt ficou solo na última subida e mesmo sabendo que era só descida até Saint Ettiene ele precisou puxar muito. Alaphilippe e Tibaut Pinot atacaram do pelote e perseguiam De Gendt velozmente. Ao final Pinot ficou com o segundo lugar e Alaphilippe com o terceiro, com o resultado o francês recuperou a camisa amarela e largará no feriado nacional francês como líder do Tour de France.
Tour de France 2019 – Etapa 8 – Mâcon a Saint-Étienne – 200km
Uma etapa dura e com previsão de fuga com oito subidas categorizadas. Assim era a previsão para a etapa 8 e teve emoção desde o princípio de etapa. Logo com 12km de prova uma fuga se estabeleceu com:
- Thomas De Gendt – Lotto Soudal
- Alessandro De Marchi – CCC
- Ben King – Team Dimension Data
- Niki Terpstra – Total Direct Energie
Logo o quarteto colocou cinco minutos de vantagem no pelote, mas começaram a primeira das subidas do dia. Na subida de Côte D’Aveize de categoria 2, Ben King e Niki Terpstra sobraram e foram absorvidos pelo pelote. Veio então a última subida do dia, a Cotê de Jaillere. Assim que a subida de 1.9km começou, De Marchi não aguentou e sobrou. Atrás no pelote, Gianni Moscon caiu levando consigo Geraint Thomas:
De Gendt passou na meta menos de 30 segundos a frente da dupla Alaphilippe e Pinot que atacaram no meio da subida:
Dai em diante virou caçada, Alaphilippe e Pinot trabalhando juntos para alcançar De Gendt e atrás o pelote ensandecido. Não deu para alcançar e o homem fuga Thomas De Gendt venceu pela segunda vez uma etapa do Tour de France. Thibaut Pinot foi o segundo com Alaphilippe em terceiro. No sprint Michael Matthews bateu Peter Sagan pela quarta posição. Geraint Thomas após um trabalho intenso conseguiu chegar com o grupo e não perder mais tempo. Agora Alaphilippe lidera por 23 segundos a Giulio Ciccone. Na camisa verde, Matthews ultrapassou Colbrelli e agora é o segundo na classificação, 60 pontos atrás de Sagan. A camisa branca de jovem segue com Ciccone enquanto Tim Wellens mantem a camisa de rei da montanha. Porém Wellens agora esta apenas seis pontos a frente de De Gendt e 13 a frente de Ciccone, o maior candidato a ficar com a camisa ao final do Tour de France 2019.
Tour de France 2019 – Etapa 8
1 Thomas De Gendt (Bélgica) Lotto Soudal
2 Thibaut Pinot (França) Groupama-FDJ
3 Julian Alaphilippe (França) Deceuninck-QuickStep
4 Michael Matthews (Austrália) Team Sunweb
5 Peter Sagan (Eslováquia) Bora-Hansgrohe
6 Matteo Trentin (Itália) Mitchelton-Scott
7 Xandro Meurisse (Bélgica) Wanty-Gobert
8 Greg Van Avermaet (Bélgica) CCC Team
9 Egan Bernal (Colômbia) Team Ineos
10 Geraint Thomas (Reino Unido) Team Ineos
Tour de France 2019 – Classificação Geral
1 Julian Alaphilippe (Fra) Deceuninck-QuickStep 34:17:59
2 Giulio Ciccone (Ita) Trek-Segafredo 0:00:23
3 Thibaut Pinot (Fra) Groupama-FDJ 0:00:53
4 George Bennett (NZl) Team Jumbo-Visma 0:01:10
5 Geraint Thomas (GBr) Team Ineos 0:01:12
6 Egan Bernal (Col) Team Ineos 0:01:16
7 Steven Kruijswijk (Ned) Team Jumbo-Visma 0:01:27
8 Rigoberto Uran (Col) EF Education First 0:01:38
9 Jakob Fuglsang (Den) Astana Pro Team 0:01:42
10 Emanuel Buchmann (Ger) Bora-Hansgrohe 0:01:45